Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12129
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do consumo de recursos na execução dos algoritmos Dijkstra e A* em nós simulados de névoa e nuvem para o gerenciamento de tráfego com semáforos inteligentes |
Autor(es): | MATHEUS KAZUMI SILVA MIYASHIRO |
Primeiro orientador: | DIONISIO MACHADO LEITE FILHO |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho e o consumo de recursos de nós simulados de computação em névoa (fog) e em nuvem (cloud), responsáveis pelo gerenciamento do tráfego de veículos em ambientes urbanos com semáforos inteligentes, por meio do cálculo de rotas de menor caminho. A metodologia empregada envolveu o uso de contêineres Docker para representar os ambientes de névoa, com recursos de hardware limitados, e de nuvem, com capacidade computacional ampliada. Os algoritmos Dijkstra e A* foram utilizados como carga de trabalho nesses cenários para determinar o menor caminho entre pontos previamente definidos, além de avaliar seu desempenho e o consumo de recursos computacionais durante a execução. Foram coletados dados referentes ao tempo de execução dos algoritmos, consumo de CPU e memória RAM, além do tráfego de entrada e saída de dados na interface de rede dos contêineres, com o intuito de verificar qual algoritmo é mais adequado para cada contexto com base nos critérios definidos. Os resultados indicam que o algoritmo A* é mais adequado ao contexto de névoa, devido à sua constância na execução, e também ao contexto de nuvem, por proporcionar maior economia de recursos. |
Abstract: | This study aims to analyze the performance and resource consumption of simulated fog and cloud computing nodes responsible for managing vehicle traffic in urban environments with smart traffic lights, through the calculation of shortest paths. The methodology involved the use of Docker containers to represent the fog environment, with limited hardware resources, and the cloud environment, with expanded computational capacity. The Dijkstra and A* algorithms were used as workloads in these scenarios to determine the shortest path between predefined points, as well as to evaluate their performance and computational resource usage during execution. Data were collected regarding the algorithms’ execution time, CPU and RAM usage, and the inbound and outbound traffic on the containers’ network interfaces, in order to identify which algorithm is more suitable for each context based on defined criteria. The results indicate that the A* algorithm is more suitable for the fog computing context due to its consistent performance, and also for the cloud context, for offering greater resource efficiency. |
Palavras-chave: | computação em névoa computação em nuvem gerenciamento de tráfego semáforos inteligentes contêineres Docker |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12129 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
12548.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.