Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12126
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dc.creatorAlyce dos Santos Marculino-
dc.date.accessioned2025-07-04T15:05:48Z-
dc.date.available2025-07-04T15:05:48Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12126-
dc.description.abstractAlthough Gamification is increasingly being researched in the educational context, there are still few studies that investigate teachers' views on the subject. Furthermore, the few studies addressing the topic describe specific initiatives for teacher training with the use of Gamification in different disciplines. To address this challenge and identify teachers' perceptions of Gamification, we conducted a quantitative study with teachers from IFs from all regions of the country. In the study, we mapped the pedagogical practices that involve Gamification and identified that only 17.58\% of the interviewees are familiar with the current concepts related to Gamification, with and without the use of technology, confirming that the topics are still little known.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificação-
dc.subjectGamificação Desplugada, Professores-
dc.subjectPercepção-
dc.titleAnálise da Compreensão dos Professores dos Institutos Federais sobre a Gamificação e sua Modalidade Desplugadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Anderson Correa de Lima-
dc.description.resumoEmbora a Gamificação seja cada vez mais pesquisada no contexto educacional, ainda são poucos os estudos que investigam a visão do docente sobre o assunto. Além disso, os poucos trabalhos abordando o tema descrevem iniciativas específicas para a formação docente com o uso da Gamificação em diferentes disciplinas. Para enfrentar esse desafio e para identificar a percepção docente sobre a Gamificação, conduzimos um estudo quantitativo com docentes de IFs de todas as regiões do país. No estudo, mapeamos as práticas pedagógicas, que envolvem a Gamificação, e identificamos que apenas 17,58\% dos entrevistados conhecem os conceitos atuais relacionados à Gamificação, com e sem uso de tecnologia, constatando que os temas ainda são pouco conhecidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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