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dc.creatorPAOLA VICENTINI BONI-
dc.date.accessioned2025-05-21T19:40:41Z-
dc.date.available2025-05-21T19:40:41Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11904-
dc.description.abstractEnvironmental education is understood as a collective process that develops social values, knowledge, skills, attitudes, and competencies aimed at the conservation of the environment—recognized as an essential common good—with the goal of ensuring a healthy quality of life and socio-environmental sustainability. In this context, the connection between environmental education and conservation units, especially state parks, enables the development of conscious and meaningful environmental educational practices. This research aims to analyze the potential and challenges in the development of environmental education within urban conservation units, focusing on the Matas do Segredo State Park and the Prosa State Park, both located in the city of Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. The methodology was structured in three stages: documentary analysis of the parks' management plans; analysis of the socioeconomic and environmental diagnostics of the surrounding areas; and the application of semi-structured interviews with Geography teachers, as well as questionnaires with students, whose data were analyzed through a qualitative and quantitative approach supported by statistical tests. The results indicate that, although the updated management plans have improved physical infrastructure, there are still significant gaps in the integration of critical educational actions. Socio-environmental disparities were also observed between the parks: Matas do Segredo Park, located in a peripheral area, shows greater tree cover and lower average income; whereas Prosa Park, situated in a central region, has lower vegetation coverage and higher purchasing power in its surroundings. It was also found that a conservative approach to environmental education predominates in schools, and that the parks are not used as recommended by the National System of Conservation Units (SNUC). Identified obstacles include logistical challenges, lack of awareness, and excessive bureaucracy, which limit the use of these spaces as non-formal learning environments. It is concluded that the articulation between environmental education and the pedagogical use of state parks remains insufficient, highlighting the need to revise the guidelines of these units in collaboration with the responsible authorities. The reformulation of public policies focused on teacher training can strengthen the sense of belonging within the school community and expand the educational use of these protected areas, thus promoting sustainability and a deeper connection between society and nature in urban contexts.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental. Ensino de Geografia. Unidades de Conservação. Áreas Protegidas.-
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO URBANAS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CONTEXTO DE CAMPO GRANDE (MS)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Mauro Henrique Soares da Silva-
dc.description.resumoA educação ambiental é compreendida como um processo coletivo que desenvolve valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente – reconhecido como bem comum essencial –, com o objetivo de assegurar uma qualidade de vida saudável e a sustentabilidade socioambiental. Nesse contexto, a associação entre educação ambiental e unidades de conservação, especialmente os parques estaduais, possibilita o desenvolvimento de práticas educativas ambientais conscientes e significativas. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades e os desafios no desenvolvimento da educação ambiental em unidades de conservação urbanas, tendo como foco o Parque Estadual Matas do Segredo e o Parque Estadual do Prosa, ambos localizados na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. A metodologia adotada foi dividida em três etapas: análise documental dos planos de manejo dos parques; análise dos diagnósticos socioeconômicos e ambientais das áreas de entorno; e aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes de Geografia e questionários com estudantes, cujos dados foram analisados de forma qualiquantitativa com o apoio de testes estatísticos. Os resultados indicam que, embora as atualizações nos planos de manejo tenham promovido melhorias na infraestrutura física, persistem lacunas na integração de ações educativas críticas. Também foram observadas disparidades socioambientais entre os parques: o Parque Matas do Segredo, situado em área periférica, apresenta maior arborização e menor renda média; enquanto o Parque do Prosa, localizado em região central, possui menor cobertura vegetal e maior poder aquisitivo no entorno. Verificou-se ainda que a abordagem conservadora da educação ambiental predomina nas escolas, e que os parques não são utilizados conforme preconiza o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Entre os obstáculos identificados estão os entraves logísticos, a falta de conhecimento e a burocracia excessiva, o que limita o uso desses espaços como ambientes não formais de ensino. Conclui-se que a articulação entre educação ambiental e o uso pedagógico dos parques estaduais é ainda insuficiente, sendo necessário revisar os direcionamentos das unidades junto aos órgãos competentes. A reformulação de políticas públicas voltadas à formação docente pode fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade escolar e ampliar o uso educativo dessas áreas protegidas, promovendo a sustentabilidade e a conexão entre sociedade e natureza nos contextos urbanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

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