Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorToledo, Thais Ferro Nogara de-
dc.date.accessioned2025-05-20T19:30:20Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11900-
dc.description.abstractThis e-book presents a practical and well-founded approach to promoting mental health in schools, focusing on the comprehensive development of children and adolescents. Based on the understanding of schools as a privileged space for emotional and social strengthening, the work offers strategies that aim to foster essential socio-emotional skills, such as self-awareness, emotional regulation and interpersonal effectiveness. In addition, it critically analyzes the impacts of excessive and inappropriate use of digital technologies on students' mental health, proposing paths for a more conscious and balanced use. The material also seeks to assist educators in building healthier, more inclusive and collaborative school environments, directly contributing to students' well-being and emotional resilience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.titlePromovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivaspt_BR
dc.typeMaterial Didáticopt_BR
dc.description.resumoEste e-book apresenta uma abordagem prática e fundamentada sobre a promoção da saúde mental no contexto escolar, com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A partir da compreensão da escola como um espaço privilegiado para o fortalecimento emocional e social, a obra oferece estratégias que visam fomentar habilidades socioemocionais essenciais, como autoconsciência, regulação emocional e efetividade interpessoal. Além disso, analisa criticamente os impactos do uso excessivo e inadequado das tecnologias digitais sobre a saúde mental dos estudantes, propondo caminhos para um uso mais consciente e equilibrado. O material também busca auxiliar educadores na construção de ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e colaborativos, contribuindo diretamente para o bem-estar e a resiliência emocional dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:AGEAD - Cursos AVAMEC
AGEAD - Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Promovendo a saúde mental no ambiente escolar ferramentas e práticas preventivas.pdfPromovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons