Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Toledo, Thais Ferro Nogara de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T19:30:20Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20 | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11900 | - |
dc.description.abstract | This e-book presents a practical and well-founded approach to promoting mental health in schools, focusing on the comprehensive development of children and adolescents. Based on the understanding of schools as a privileged space for emotional and social strengthening, the work offers strategies that aim to foster essential socio-emotional skills, such as self-awareness, emotional regulation and interpersonal effectiveness. In addition, it critically analyzes the impacts of excessive and inappropriate use of digital technologies on students' mental health, proposing paths for a more conscious and balanced use. The material also seeks to assist educators in building healthier, more inclusive and collaborative school environments, directly contributing to students' well-being and emotional resilience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ambiente Escolar | pt_BR |
dc.title | Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas | pt_BR |
dc.type | Material Didático | pt_BR |
dc.description.resumo | Este e-book apresenta uma abordagem prática e fundamentada sobre a promoção da saúde mental no contexto escolar, com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A partir da compreensão da escola como um espaço privilegiado para o fortalecimento emocional e social, a obra oferece estratégias que visam fomentar habilidades socioemocionais essenciais, como autoconsciência, regulação emocional e efetividade interpessoal. Além disso, analisa criticamente os impactos do uso excessivo e inadequado das tecnologias digitais sobre a saúde mental dos estudantes, propondo caminhos para um uso mais consciente e equilibrado. O material também busca auxiliar educadores na construção de ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e colaborativos, contribuindo diretamente para o bem-estar e a resiliência emocional dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AGEAD - Cursos AVAMEC AGEAD - Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Promovendo a saúde mental no ambiente escolar ferramentas e práticas preventivas.pdf | Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons