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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LETÍCIA RIBEIRO PEREIRA | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-26T13:27:56Z | - |
dc.date.available | 2025-04-26T13:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11834 | - |
dc.description.abstract | This research aims to conduct a study based on the theories of intersectionality and black feminism in the cultural productions of the writer Conceição Evaristo, the singer and composer Ellen Oléria and the poet Carmen Faustino, black artists. The aim is to outline an interdisciplinary panorama between history and literature, in which the research paths proposed by Cultural Studies will be important in the intersectional debate on the issue of race and gender, colonial domination, power relations and resistance. We will discuss the place of black women within cultural spaces, more specifically, literature, music and the common dramas of the characters present in the literary works of Conceição Evaristo, in the compositions of Ellen Oléria, as well as in the combative poetic voice of Carmen Faustino's poems, directly crossed by machismo, colonialism, racism and class issues. In order to outline this intersectional horizon, the research points out some areas of action of black and feminist literature from a decolonial reading perspective; signals works of female indigenous literature as a form of resistance to colonialism; highlights the practice of writing in short stories by Conceição Evaristo; brings together the spheres of ancestry and Afrofuturism in the songs of Ellen Oléria and mixes erotic and political perspectives in poems by Carmen Faustino. To this end, we use the following authors as theoretical references: Lélia González (2020), Bell Hooks (2019), Patricia Hill Collins (2019), Sirma Bilge (2021), Audre Lorde (2019), Djamila Ribeiro (2018), Vilma Piedade (2017), Maria Elisa Cevasco (2003), Eurídice Figueiredo (2020), Lúcia Zolin (2009), Heloísa Buarque de Hollanda (1991) and Angélica Soares (1999). | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carmen Faustino | - |
dc.subject | Conceição Evaristo | - |
dc.subject | Ellen Oléria | - |
dc.subject | Erotismo. Feminismo negro | - |
dc.subject | Interseccionalidade | - |
dc.subject | Mulheres negras na arte | - |
dc.subject | Resistência. | - |
dc.title | Decolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellén Oléria e Carmen Faustino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marcos Rogerio Heck Dorneles | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo a partir das teorias da interseccionalidade e do feminismo negro nas produções culturais da escritora Conceição Evaristo, da cantora e compositoraEllen Oléria e da poetaCarmen Faustino, artistas negras. Pretende-se traçar um panorama interdisciplinar entre história e literatura, no qual os caminhos de investigação propostos pelos Estudos Culturais serão importantes no debate interseccional sobre a questão racial e de gênero, dominação colonial, relações de poder e resistência. Será discutido o lugar das mulheres negras dentro dos espaços culturais, mais especificamente, a literatura, a música e os dramas em comum das personagens presentes nas obras literárias de Conceição Evaristo, nas composições de Ellen Oléria, bem como na voz poética combativa dos poemas de Carmen Faustino, diretamente atravessadas pelo machismo, colonialismo, racismo e pelas questões de classe. Com o intuito de delinear esse horizonte interseccional, a pesquisa aponta alguns âmbitos de atuação da literatura negra e feminista em uma perspectiva de leitura decolonial; sinaliza obras da literatura indígena feminina como forma de resistência ao colonialismo; destaca a prática da escrevivência em contos de Conceição Evaristo; reúne as esferas da ancestralidade e do afrofuturismo nas canções de Ellen Oléria e mescla as perspectivas erótica e política em poemas de Carmen Faustino. Para tanto, serão utilizadas como referências teóricas as seguintes autoras: Lélia González (2020), Bell Hooks (2019), Patricia Hill Collins (2019), Sirma Bilge (2021), Audre Lorde (2019), Djamila Ribeiro (2018), Vilma Piedade (2017), Maria Elisa Cevasco (2003), Eurídice Figueiredo (2020), Lúcia Zolin (2009), Heloísa Buarque de Hollanda (1991) e Angélica Soares (1999). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Letícia Ribeiro Pereira.pdff.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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