Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKETILIN DUARTE DA SILVA-
dc.date.accessioned2025-04-23T15:38:11Z-
dc.date.available2025-04-23T15:38:11Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11828-
dc.description.abstractEl presente trabajo analiza el derecho del estudiante inmigrante en el ordenamiento jurídico brasileño. Se busca comprender, a partir de la cronología de la legislación constitucional y infraconstitucional, en qué es positivo el derecho de los estudiantes inmigrantes. El trabajo recurre a una revisión de la literatura sobre el tema, a través de la búsqueda de artículos científicos en páginas como: scielo; Portal de publicaciones periódicas Capes; Biblioteca digital de Tesis y Disertaciones de la USP. También se investiga sobre legislación internacional, así como sobre conferencias, tratados, convenciones y declaraciones internacionales. El trabajo aborda el derecho del inmigrante en el ordenamiento jurídico brasileño, la internacionalización de la educación en la legislación infraconstitucional nacional y algunos desafíos de las escuelas brasileñas en relación con los alumnos inmigrantes en relación con los datos del censo escolar de 2021 y el informe anual de la OBMIGRA sobre el número de alumnos por esfera administración en la red pública. Para dar sustento teórico al texto se recurrió a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017. Palabras clave: Estudiantes inmigrantes; Matrículas de estudiantes inmigrantes; Educación inclusiva.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfronteira-
dc.subjectmigração-
dc.subjectescola-
dc.titleMIGRAÇÃO E ESCOLA: ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A INCORPORAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CORUMBÁpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucilene Machado Garcia Arf-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro. Busca compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado. O trabalho recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Também há uma pesquisa na legislação de âmbito internacional, bem como conferências, tratados convenções e declarações internacionais. O trabalho aborda o direito do imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, a internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes em relação aos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA do quantitativo de alunos por esfera administrativa na rede pública. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017. Palavras-chave: Alunos imigrantes; Matrículas de alunos imigrantes; Educação Inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ketilin Duarte da Silva Dissertação.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.