Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | KETILIN DUARTE DA SILVA | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:38:11Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T15:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11828 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo analiza el derecho del estudiante inmigrante en el ordenamiento jurídico brasileño. Se busca comprender, a partir de la cronología de la legislación constitucional y infraconstitucional, en qué es positivo el derecho de los estudiantes inmigrantes. El trabajo recurre a una revisión de la literatura sobre el tema, a través de la búsqueda de artículos científicos en páginas como: scielo; Portal de publicaciones periódicas Capes; Biblioteca digital de Tesis y Disertaciones de la USP. También se investiga sobre legislación internacional, así como sobre conferencias, tratados, convenciones y declaraciones internacionales. El trabajo aborda el derecho del inmigrante en el ordenamiento jurídico brasileño, la internacionalización de la educación en la legislación infraconstitucional nacional y algunos desafíos de las escuelas brasileñas en relación con los alumnos inmigrantes en relación con los datos del censo escolar de 2021 y el informe anual de la OBMIGRA sobre el número de alumnos por esfera administración en la red pública. Para dar sustento teórico al texto se recurrió a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017. Palabras clave: Estudiantes inmigrantes; Matrículas de estudiantes inmigrantes; Educación inclusiva. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | fronteira | - |
dc.subject | migração | - |
dc.subject | escola | - |
dc.title | MIGRAÇÃO E ESCOLA: ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A INCORPORAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CORUMBÁ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lucilene Machado Garcia Arf | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o direito do aluno imigrante no ordenamento jurídico brasileiro. Busca compreender, com base na cronologia da legislação constitucional e infraconstitucional, em que o direito dos alunos imigrantes está positivado. O trabalho recorre à revisão da literatura sobre o tema, por meio de pesquisas de artigos científicos em páginas como: scielo; portal periódicos da Capes; biblioteca digital de Teses e Dissertações da USP. Também há uma pesquisa na legislação de âmbito internacional, bem como conferências, tratados convenções e declarações internacionais. O trabalho aborda o direito do imigrante no ordenamento jurídico brasileiro, a internacionalização da educação na legislação nacional infraconstitucional e alguns desafios das escolas brasileiras em relação aos alunos imigrantes em relação aos dados do censo escolar 2021 e do relatório anual OBMIGRA do quantitativo de alunos por esfera administrativa na rede pública. Para dar suporte teórico ao texto, recorremos a autores como CAMPOS E SILVA (2015), ANTUNES, ZWESTSCH, SARTURI, 2017. Palavras-chave: Alunos imigrantes; Matrículas de alunos imigrantes; Educação Inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ketilin Duarte da Silva Dissertação.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.