Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Helder de Pádua | - |
dc.creator | Aratani, Nathan | - |
dc.creator | Arruda, Guilherme Oliveira de | - |
dc.creator | Antonio, Mateus Fernandes | - |
dc.creator | Matos, Heliete Feitosa | - |
dc.creator | Arruda, Bianca Cristina Ciccone Giacon | - |
dc.creator | Contrera, Luciana | - |
dc.creator | Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T13:14:02Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07 | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11794 | - |
dc.description.abstract | Objective: To understand the experience of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic. Method: A exploratory study with a qualitative approach was carried out with 36 nursing students in a Brazilian public university. The data were collected by videoconference, and the semi-structured interviews were submitted for content analysis. Results: Two categories emerged: “Being a nursing student in times of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching” and “Transformations in students’ daily lives at the beginning of the pandemic”. The students’ experiences were exhausting and stressful, interfering with their health and well-being. The participants’ daily lives were marked by changes, especially in the experience with emergency remote teaching, which required the development of adaptive strategies. Conclusion: The planning and use of health promotion strategies and continuous support for students who experienced the context of the pandemic through nursing programs become important. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Online Brazilian Journal of Nursing | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.title | Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interfe-rindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | HUMAP - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic a qualitative approach.pdf | 236,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19 abordagem qualitativa.pdf | 240,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons