Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Helder de Pádua-
dc.creatorAratani, Nathan-
dc.creatorArruda, Guilherme Oliveira de-
dc.creatorAntonio, Mateus Fernandes-
dc.creatorMatos, Heliete Feitosa-
dc.creatorArruda, Bianca Cristina Ciccone Giacon-
dc.creatorContrera, Luciana-
dc.creatorCardoso, Andreia Insabralde de Queiroz-
dc.date.accessioned2025-04-14T13:14:02Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11794-
dc.description.abstractObjective: To understand the experience of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic. Method: A exploratory study with a qualitative approach was carried out with 36 nursing students in a Brazilian public university. The data were collected by videoconference, and the semi-structured interviews were submitted for content analysis. Results: Two categories emerged: “Being a nursing student in times of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching” and “Transformations in students’ daily lives at the beginning of the pandemic”. The students’ experiences were exhausting and stressful, interfering with their health and well-being. The participants’ daily lives were marked by changes, especially in the experience with emergency remote teaching, which required the development of adaptive strategies. Conclusion: The planning and use of health promotion strategies and continuous support for students who experienced the context of the pandemic through nursing programs become important.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofOnline Brazilian Journal of Nursingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titleVivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativapt_BR
dc.title.alternativeExperiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approachpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interfe-rindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:HUMAP - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons