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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Manvailer, Letícia Pinto | - |
dc.creator | Gonçalves, André Pereira | - |
dc.creator | Marcino, Lethícia Farias | - |
dc.creator | Avalos, Patrícia Lima | - |
dc.creator | Ceballos, Joyce Borges | - |
dc.creator | Leite, Jean Ribeiro | - |
dc.creator | Cardoso, Andréia Insabralde de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T13:11:38Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07 | - |
dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11791 | - |
dc.description.abstract | Population aging reflects a greater need for health policies during senescence, In this context, the extension project "Geriatrics and Gerontology Clinic" was created aiming at the promotion, prevention and rehabilitation of the health of the elderly community, Thus, this article aims to report the successful experiences of care provided in the university extension project for academic improvement, To this end, it sought to present the experiences of nursing students in the development of the extension, held in the Integrated School Clinic of the Integrated Health Institute of the Federal University of Mato Grosso do Sul and also in the Non-Governmental Organization "Mais Um" in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, The project's meetings took place weekly, with the accompaniment of elderly people with diverse health conditions, Throughout the activities we observed the involvement of the elderly, who showed interest, asked questions about their health conditions, and were willing to perform the proposed activities, Moreover, the actions provided the interaction of the elderly among themselves and with the students, and established means for self-care, accountability of the students, and differentiated experience, which contributed in an unparalleled way to the consolidation of training. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Brazilian Journal of Health Review | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | transição epidemiológica | pt_BR |
dc.subject | doença crônica | pt_BR |
dc.subject | relações comunidade-instituição | pt_BR |
dc.title | Contribuições do consultório de geriatria e gerontologia na formação acadêmica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O envelhecimento populacional reflete maiores necessidades de políticas voltadas à saúde na senescência. Neste contexto, o projeto de extensão “Consultório de Geriatria e Gerontologia” foi criado com vistas à promoção, prevenção e reabilitação da saúde da comunidade idosa. Assim, este artigo objetivou relatar as experiências exitosas dos atendimentos realizados na extensão universitária para o aperfeiçoamento acadêmico. Para tal, buscou-se apresentar as vivências de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da extensão, realizada na Clínica Escola Integrada, do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e também na Organização Não Governamental “Mais Um” no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os encontros do projeto aconteceram semanalmente, com o acompanhamento de idosos em condições diversas de saúde. Ao longo das atividades foi observado o envolvimento dos idoso, que se mostraram interessados, com questionamentos sobre suas condições de saúde e dispostos para a realização das atividades propostas. Além disso, as ações proporcionaram o convívio dos idosos entre si e com os acadêmicos, e estabeleceu meios para o autocuidado, responsabilização dos acadêmicos e vivência diferenciada, a qual contribuiu de forma impar na consolidação da formação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | HUMAP - Artigos publicados em periódicos |
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Contribuições do consultório de geriatria e gerontologia na formação acadêmica.pdf | 219,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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