Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria de Fátima Evangelista Mendonça-
dc.date.accessioned2012-04-04T20:18:49Z-
dc.date.available2012-04-04T20:18:49Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLIMA, Maria de Fátima Evangelista Mendonça. Estágio supervisionado em Psicologia Escolar: desmistificando o modelo clínico. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 3, 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000300016&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 abr. 2012.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1171-
dc.description.abstractO objetivo deste relato é apresentar a prática de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar da UFMS, desenvolvida em unidades de CEINFs (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande, MS. O estágio teve como objetivos: o conhecimento e a análise do espaço institucional de educação infantil, o reconhecimento da especificidade da atuação psicológica e o planejamento da intervenção. A prática de estágio foi desenvolvida por meio de visitas semanais às instituições, de aproximadamente 2h, e supervisão semanal de 4h aula. O relato aponta principalmente a presença de comportamentos cristalizados quanto ao papel do psicólogo escolar, assim como os principais desafios que se apresentam no caminho rumo a um atendimento educacional consistente e coerente à criança de 0 a 6 anos de idade, em creches e pré-escolas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The aim of this report is to present the practice of supervised training in educational psychology at the UFMS, Federal University of Mato Grosso do Sul, as developed in the CEINFS (Centers for Infant Education) of Campo Grande, MS. The training had as objectives: knowledge and analysis of the institucional space of infant education, recognition of the specificity of the activity of psychologists and the planning of interventions. The practical period of training was developed by weekly visits to the institutions of approximately 2:00 h and weekly supervision of 4:00 h lesson. It mainly points the presence of crystallized behaviors in relation to the role of the school psychologist, as well as the main challenges that are present in a coherent and consistent educational attendance to the child up to 6 years old, in day-care centers and nursery schools.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN - El objetivo de este relato es presentar la práctica de Cursillo Supervisado en Psicología Escolar de la UFMS, desarrollada en unidades de CEINFs (Centros de Educación Infantil) de Campo Grande, MS. Las prácticas tuvieron como objetivos: el conocimiento y el análisis del espacio institucional de educación infantil, el reconocimiento de la especificidad de la actuación psicológica y la planificación de la intervención. La práctica de las prácticas fue desarrollada por medio de visitas semanales a las instituciones, de aproximadamente 2h, y supervisión semanal de 4h clase. El relato señala principalmente la presencia de comportamientos cristalizados en cuanto al papel del psicólogo escolar, así como los principales desafíos que se presentan en el camino rumbo a un servicio educacional consistente y coherente al niño de 0 a 6 años de edad, en guarderías y pre-escuelas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPsicologia: Ciência e Profissãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágios Supervisionadospt_BR
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSupervised Internshipspt_BR
dc.subjectSchool Psychologypt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleEstágio supervisionado em Psicologia Escolar: desmistificando o modelo clínicopt_BR
dc.title.alternativeSupervised training course in School Psychology: demystifying the clinical modelpt_BR
dc.title.alternativePrácticas supervisadas en Psicología Escolar: desmitificando el modelo clínicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000300016.-
Aparece nas coleções:CCHS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estagio supervisionado em Psicologia Escolar.pdf543,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.