Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andreliza Cristina de-
dc.date.accessioned2025-03-21T19:52:00Z-
dc.date.available2025-03-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.isbn978-85-7613-749-8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11593-
dc.description.abstractThe Collection deals with Educational Policies in their different nuances. The objective is to create an updated bibliography for both undergraduate and postgraduate research. The chapters deal with the following topics: legislation and curricular policies in Brazil and the curricular relationship with the current historical moment; policies for teacher training, whose focus is given to the teacher training policy based on Resolution CNE/CP no. 2/2019, no. , of October 27, 2020, and BNC-Formação Continuada; financing of education for basic education in Brazil in its historical, legal and cyclical determinations; education councils in the different spaces of the Brazilian federation, whether national, state or municipal, as a privileged strategy for democratizing State actions, participating in sectoral policies in the area of ​​education; literacy policies in the context of continued training of literacy teachers; youth and adult education, which aims to present the general aspects of Youth and Adult Education, in particular the current legislation and its organization; reflections on the Brazilian context of Professional Education; rural education and public policies linked to the needs and interests of the people of the countryside, waters and forests; quilombola education, audism in Brazil and educational models for deaf subjects; OECD recommendations regarding the use of accountability tools in association with educational assessment mechanisms. Such discussions do not exhaust the emerging themes in educational policies, on the contrary, they contribute significantly to the understanding of the field and its determinations in education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas Educacionais: Legislação e desafios contemporâneos Volume IIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoliticas_Educacionaispt_BR
dc.subjectLegislação_educacionalpt_BR
dc.subjectpolíticas_públicaspt_BR
dc.titlePolíticas Educacionais: Legislação e desafios contemporâneos Volume IIpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA Coletânea trata sobre Políticas Educacionais em suas diferentes nuances. O objetivo é constituir bibliografia atualizada tanto para graduação quanto para pesquisas em pós-graduação. Os capítulos tratam dos seguintes temas: legislação e políticas curriculares no Brasil e a relação curricular com o momento histórico atual; políticas para formação docente, cujo enfoque é dado à política de formação de professor a partir da Resolução CNE/CP nº 2/2019, de no 2, de 20 de dezembro de 2019, da BNC-Formação e da Resolução CNE/CP no 1, de 27 de outubro de 2020, e da BNC-Formação Continuada; financiamento da educação para a educação básica no Brasil em suas determinações históricas, jurídico-legais e conjunturais; conselhos de educação nos diferentes espaços da federação brasileira, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais enquanto estratégia privilegiada de democratização das ações do Estado, sendo partícipes das políticas setoriais na área de educação; políticas de alfabetização no contexto da formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as); educação de jovens e adultos, que visa apresentar os aspectos gerais da Educação de Jovens e Adultos, em especial a legislação vigente e a sua organização; reflexões sobre o contexto brasileiro da Educação Profissional; educação do campo e políticas públicas vinculadas às necessidades e interesses dos povos do campo, das águas e das florestas; educação quilombola, audismo no Brasil e modelos educacionais para sujeitos surdos; recomendações da OCDE quanto à utilização de ferramentas de accountability em associação com mecanismos de avaliação educacional. Tais discussões não esgotam as temáticas emergentes em políticas educacionais, ao contrário, contribuem significativamente para a compreensão do campo e suas determinações na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Políticas Educacionais - Legislação e desafios contemporâneos Volume II.pdf11,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons