Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2025-02-26T13:25:26Z | - |
dc.date.available | 2025-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11504 | - |
dc.description.abstract | Indigenous Knowledge at School is an action that seeks to promote the continued training of teachers in indigenous school education, especially those who work in the initial years of basic education in indigenous schools; offer didactic and pedagogical resources that meet the specificities of community organization, multilingualism and interculturality that underpin educational projects in indigenous communities; offer subsidies for the development of curricula, definition of methodologies and evaluation processes that meet the specificities of the literacy, numeracy and knowledge processes of indigenous peoples; encourage research that results in the creation of teaching and para-teaching materials in different languages, bilingual and monolingual, according to the sociolinguistic situation and in accordance with the specificities of indigenous school education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aruák | pt_BR |
dc.title | Éxetina úsotinoe xâne íhae mbokoti: enepora lívuru xoko – 4° yoko 5° ano yóno | pt_BR |
dc.type | Material Didático | pt_BR |
dc.description.resumo | Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Saberes Indígenas na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÉXETINA ÚSOTINOE_web.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons