Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-02-26T13:25:26Z-
dc.date.available2025-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11504-
dc.description.abstractIndigenous Knowledge at School is an action that seeks to promote the continued training of teachers in indigenous school education, especially those who work in the initial years of basic education in indigenous schools; offer didactic and pedagogical resources that meet the specificities of community organization, multilingualism and interculturality that underpin educational projects in indigenous communities; offer subsidies for the development of curricula, definition of methodologies and evaluation processes that meet the specificities of the literacy, numeracy and knowledge processes of indigenous peoples; encourage research that results in the creation of teaching and para-teaching materials in different languages, bilingual and monolingual, according to the sociolinguistic situation and in accordance with the specificities of indigenous school education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAruákpt_BR
dc.titleÉxetina úsotinoe xâne íhae mbokoti: enepora lívuru xoko – 4° yoko 5° ano yónopt_BR
dc.typeMaterial Didáticopt_BR
dc.description.resumoSaberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Saberes Indígenas na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉXETINA ÚSOTINOE_web.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons