Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorINGRID MAYUMI YAMAZATO DE SOUZA-
dc.date.accessioned2025-02-11T19:18:36Z-
dc.date.available2025-02-11T19:18:36Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11249-
dc.description.abstractThis work aims to understand how the concept of musical technomorphism, that is, the abstraction of technological resources and their application to traditional instrumental means, can be seen as a compositional model and, mainly, to understand how technological tools impact the procedural aspect of musical composition. Thus, we seek to understand how electroacoustic montage can influence the instrumental writing process. The methodological approach adopted for this research consists of performing comparative analyses between acousmatic and instrumental pieces by composers Hans Tutschku, Patricia Alessandrini and Felipe de Almeida Ribeiro, aiming to present the similarities and differences between the creative processes in both contexts. To this end, the theoretical references used are Tatiana Catanzaro's work on the definition of technomorphism, Pierre Schaeffer's theory and typomorphology to support the analyses of electroacoustic pieces, and François Delalande's cognitive musicology to understand and systematize the stages of each composer's creative processes. Furthermore, the construction of the musical instrument through composition is investigated from the perspective of Helmut Lachenmann. Finally, the analyses and research carried out inform the compositional practice of the researcher herself, who presents her account of the creation process of the piece “Mobius Strip” for cello and electronics as a way of demonstrating the practical application of the ideas raised by the research.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNÃO INFORMADO-
dc.titleO tecnomorfismo enquanto processo composicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1William Teixeira da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender como o conceito de tecnomorfismo musical, ou seja, a abstração de recursos tecnológicos e sua aplicação a meios instrumentais tradicionais pode ser visto como um modelo composicional e, principalmente, compreender como as ferramentas tecnológicas impactam o aspecto processual da composição musical. Assim, busca-se entender como a montagem eletroacústica pode influenciar o processo de escrita instrumental. A abordagem metodológica adotada para o trabalho consiste em realizar análises comparadas entre peças acusmáticas e instrumentais dos compositores Hans Tutschku, Patricia Alessandrini e Felipe de Almeida Ribeiro, com isso se objetiva apresentar as semelhanças e diferenças entre os processos de criação nos dois contextos. Para isso, são usados enquanto referenciais teóricos o trabalho de Tatiana Catanzaro acerca da definição de tecnomorfismo, a teoria e a tipo-morfologia de Pierre Schaeffer para subsidiar as análises das peças eletroacústicas, e a musicologia cognitiva de François Delalande para compreender e sistematizar as etapas dos processos criativos de cada compositor. Ademais, a construção do instrumento musical por meio da composição é investigada a partir da visão de Helmut Lachenmann. Por fim, as análises e as pesquisas realizadas informam a prática composicional da própria pesquisadora, que apresenta seu relato do processo de criação da peça “Mobius Strip” para violoncelo e eletrônica como maneira de demonstrar a aplicação prática das ideias levantadas pela pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Ingrid Yamazato - Versão Final Revisada.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.