Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuiza Regina Campos Dalpiaz-
dc.date.accessioned2025-01-16T18:52:40Z-
dc.date.available2025-01-16T18:52:40Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11092-
dc.description.abstractThis study examines the possibilities and limitations in the reintegration process of adolescents who have committed sexual offenses, including cases of sexual abuse against vulnerable individuals, within the framework of open socio-educational measures. Drawing from my professional experience as a psychologist in the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with Socio-Educational Measures of Assisted Freedom and Community Service, I identified gaps in current practices, such as the automation of interventions, lack of community engagement, and insufficient attention to social markers, particularly those related to gender issues. Employing the Social Cartography method of Deleuze and Guattari, the research was structured into three complementary sections and two scientific articles. The sections address the relationship between youth, socio-educational measures, and sexual offenses against vulnerable individuals, emphasizing the importance of gender studies and highlighting the lack of research on this subject in the state of Mato Grosso do Sul. The first article, theoretical in nature, analyzes the influence of gender devices and patriarchy on sexual offenses against vulnerable individuals, as well as the potential roles of Psychology in this context, proposing interventions that denaturalize and de-pathologize such offenses. The second article adopts a critical performative autoethnography approach, utilizing Foucauldian concepts of discursive and confessional practices and regimes of truth, alongside Agamben’s concept of thanatopolitics, to discuss the ethical and political challenges of reintegrating these adolescents. By critically examining current socioeducational practices, the research aims to promote a more humanized and reflective approach, aligned with Baratta's critique and the questioning of the resocialization model proposed by Sinase. Thus, the study seeks to contribute to the debate on the reintegration of these youths, stressing the need for inclusive and dialogical practices in a context marked by power relations and marginalization.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReintegração social-
dc.subjectInfrações sexuais-
dc.subjectPsicologia da Socioeducação-
dc.subjectCartografia Social-
dc.subjectEstudos de gênero-
dc.titleA infração sexual e as (im)possibilidades de reintegração social de adolescentes: cartografias de uma psicóloga na socioeducaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jeferson Camargo Taborda-
dc.description.resumoEste trabalho problematiza as possibilidades e impossibilidades no processo de reintegração de adolescentes autores de infrações sexuais, incluindo casos de estupro de vulnerável, no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto. A partir de minha experiência profissional como psicóloga no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, identifiquei lacunas nas práticas atuais, como a automatização das intervenções, a falta de engajamento comunitário e a pouca valorização de marcadores sociais, especialmente os relacionados às questões de gênero. Utilizando o método da Cartografia Social de Deleuze e Guattari, a pesquisa foi desenhada em três seções complementares e dois artigos científicos. As seções abordam a relação entre juventude, medidas socioeducativas e o ato infracional de estupro de vulnerável, destacando a importância dos estudos de gênero e problematizando a escassez de pesquisas sobre a temática no Estado de Mato Grosso do Sul. O primeiro artigo, de natureza teórica, analisa o atravessamento dos dispositivos de gênero e do patriarcado no ato infracional de estupro de vulnerável, bem como as possibilidades de atuação da Psicologia nesse contexto, propondo intervenções que desnaturalizem e despatologizem tais infrações. O segundo artigo contou com a autoetnografia performativa crítica, onde utilizo os conceitos foucaultianos de práticas confessionais enquanto práticas discursivas, regimes de verdade, além do conceito de tanatopolítica de Agamben, para discutir os desafios éticos e políticos da reintegração desses adolescentes. Ao problematizar as práticas socioeducativas vigentes, a pesquisa busca fomentar uma atuação mais humanizada e reflexiva, alinhada à crítica de Baratta e ao questionamento do modelo ressocializador proposto pelo Sinase. Assim, pretende-se contribuir para o debate sobre a reintegração desses jovens, enfatizando a necessidade de práticas inclusivas e dialógicas em um contexto permeado por relações de poder e marginalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Luiza Dalpiaz - Final.pdf574,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.