Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorADRIELLE VALERIA DOS SANTOS JOEIS-
dc.creatorCINTHIA SILVA DE AMORIM-
dc.date.accessioned2025-01-16T01:40:20Z-
dc.date.available2025-01-16T01:40:20Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11083-
dc.description.abstractThis work analyzes some aspects of gender issues in the context of Early Childhood Education. The central objective of the research was to carry out a bibliographical survey on gender issues in Early Childhood Education, especially in public daycare centers. From a methodological point of view, the research used a qualitative approach based on a theoretical study. In this sense, using pre-established keywords, a bibliographic survey was carried out on the CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel), from SciELO (Scientific Electronic Library Online) and Google Scholar, which in turn reported 17 articles, of which nine were selected for analysis. The results demonstrated that daycare centers are understood as spaces for promoting gender equality, as they offer children care and education services, a relevant aspect that gives women the opportunity to remain in the job market. Furthermore, it recognizes Early Childhood Education institutions as a locus of affirmation/deconstruction of gender stereotypes and reaffirmed the role of the educator as an agent of transformation, also demonstrating the importance of continuing teacher training for the adoption of inclusive practices. In the end, it is concluded that for daycare centers to fulfill their function of promoting gender equality, collective efforts must be made between educational institutions, public policies and society.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectGênero-
dc.subjectPráticas Pedagógicas-
dc.subjectPolíticas Públicas-
dc.subjectEquidade-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAnálise do Gênero da Educação Infantil de Criança de 0 a 3 Anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ELAINE GOMES FERRO-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa alguns aspectos das questões de gênero no contexto da Educação Infantil. O objetivo central da pesquisa foi o de realizar um levantamento bibliográfico acerca das questões de gênero na Educação Infantil especialmente em creches públicas. Do ponto de vista metodológico a pesquisa lançou mão de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo teórico. Nesse sentido, por meio de palavras-chave preestabelecidas foi realizado um levantamento bibliográfico nos portais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico que por sua vez reportaram 17 artigos, dos quais foram selecionados nove para a análise. Os resultados demonstraram que as creches são compreendidas como espaço de promoção da igualdade de gênero, uma vez que oferece as crianças serviços de cuidado e educação, aspecto relevante que oportuniza as mulheres a sua permanência no mercado de trabalho. Ademais reconhece as instituições de Educação Infantil como lócus de afirmação/desconstrução dos estereótipos de gênero e reafirmou o papel do educador como agente de transformação, demostrando também a importância da formação continuada de professores para a adoção de práticas inclusivas. Ao final conclui-se que a para a creche cumpra a sua função de promoção da equidade de gênero é necessário a realização de esforços coletivos entre instituições de ensino, políticas públicas e sociedade.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
22142.pdf281,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.