Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11076
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O BULLYING NA INFÂNCIA E SEUS EFEITOS AO LONGO DA VIDA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
Autor(es): FATIMA RACHEL DOS SANTOS RICCO WASSOUF
Primeiro orientador: BEATRIZ ROSALIA GOMES XAVIER FLANDOLI
Resumo: A temática bullying está se tornando cada vez mais discutida entre educadores e profissionais da saúde em função dos seus impactos no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, porque é uma forma de violência que vem ganhando espaços na mídia, na sociedade e principalmente nas escolas. O presente trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do bullying na infância e seus efeitos ao longo da vida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica não sistemática, de caráter exploratório, nas bases de dados do Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos publicados em periódicos brasileiros, com corpo editorial, no período entre 2012 e 2022. Foram encontrados vários artigos sobre o tema, e os artigos selecionados se encontram no Quadro 1, onde buscou-se identificar os conceitos, causas e consequências do bullying e a importância do psicólogo no seu enfrentamento e prevenção. Os dados encontrados mostram que a violência infanto-juvenil deixa marcas profundas no indivíduo, que reverberam ao longo da vida do sujeito. Sendo assim, é importante que os profissionais da área da saúde mental entendam que alguns transtornos podem ter origens mais profundas do que as manifestações atuais. Este trabalho evidencia que o bullying é um problema social, político e de saúde pública e apresenta as contribuições da Psicologia brasileira no enfrentamento ao tema. Palavras-chave: Bullying. Psicólogo. Prevenção. Escola. Violência. Enfrentamento.
Abstract: The topic of bullying is becoming increasingly discussed among educators and health professionals due to its impacts on the psychosocial development of children and adolescents, because it is a form of violence that has been gaining ground in the media, in society and especially in schools. The present work aims to investigate the effects of bullying in childhood and its effects throughout life. To this end, a non-systematic, exploratory bibliographical search was carried out in the Scielo (Scientific Electronic Library Online) and Google Scholar databases. Articles published in Brazilian periodicals, with an editorial board, in the period between 2012 and 2022 were selected. Several articles were found on the topic, but those found in Table 1, below, were selected, where we sought to identify the concepts, causes and consequences of bullying and the importance of the psychologist in confronting and preventing it. The data found shows that child and youth violence leaves deep marks on the individual, which reverberate throughout the subject's life. Therefore, it is important that mental health professionals understand that some disorders may have deeper origins than their current manifestations. This work highlights that bullying is an important social, political and public health problem. Keywords: Bullying. Psychologist. Prevention. School. Violence. Coping.
Palavras-chave: Bullying
Psicólogo
Prevenção
Escola
Violência
Enfrentamento.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11076
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11505.pdf373,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.