Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11049
Tipo: | Tese |
Título: | Sentidos em versos: correlações poéticas, figuras e temas de identidade na obra de Cristiane Sobral |
Autor(es): | Andréia Reis Bacha Moriningo |
Primeiro orientador: | Geraldo Vicente Martins |
Resumo: | Este trabalho analisa, na poesia de Cristiane Sobral, poeta mineira, os efeitos de sentido resultantes da correlação entre categorias do plano de conteúdo e categorias do plano de expressão, a partir dos quais é possível estabelecer a elocução de uma poética identitária própria, marcada pela especificidade de sua criação no contexto da literatura brasileira contemporânea cuja autoria provém de mulheres negras. Para isso, recorremos ao modelo teórico-metodológico proposto pela semiótica discursiva para estudar o modo de geração dos sentidos no interior desses textos na articulação dos elementos do conteúdo com elementos da expressão, decorrente das projeções semissimbólicas. Ainda, para respaldarmos nossas análises, fez-se necessário agregar aos estudos a semiótica das paixões, uma vez que a dimensão passional se faz presente nos textos poéticos, dos quais se tem a percepção dos “estados de alma do sujeito”, explícita ou implicitamente investidos no discurso. Além das análises propriamente ditas, discorremos sobre estudos da literatura de autoria feminina negra, destacando-se a proposição de uma estilística afrodescendente que perpassa as produções de autoria feminina negra; ademais, fez-se importante estabelecer a condição da mulher submetida ao escravismo, procedendo-se a um recorte histórico desse período. Finalmente, apresentamos a análise semiótica dos seguintes textos da obra Não vou mais lavar os pratos, de autoria de Cristiane Sobral (2016a): “Escuridão da vitória”; “Opção”; “Nzingas guerreiras”; “Escova progressiva”; “Refazendo a cabeça”; “Heroína crespa”; “Lente de contato”; “Verdade”, nos quais foi possível perceber a construção da temática da identidade negra a partir da correlação entre categorias do plano do conteúdo e do plano da expressão, cuja essência figurativa recai sobre o “cabelo negro”, em discurso que propõe o enaltecimento da mulher negra a partir de sua raiz identitária. Palavras-chave: Poética; Conteúdo e expressão; Semissimbolismo; Dimensão passional. |
Abstract: | This work analyzes the effects of meaning resulting from the correlation between the content plane categories and the expression plane categories in the poetry of Cristiane Sobral, a poet from Minas Gerais, Brazil. The analysis enabled establishing elocution of a poetic identity of its own marked by its creation specificity in the context of contemporary Brazilian literature authored by black women. To this end, we resort to the theoretical-methodological model proposed by discursive semiotics to study the way in which meanings are generated within these texts in articulating content elements with elements of expression, resulting from semi-symbolic projections. Furthermore, it was necessary to add the semiotics of passions to the studies to support our analyses, since the passionate dimension is present in poetic texts, from which we have the perception of the “states of the subject’s soul”, explicitly or implicitly invested in the discourse. In addition to the analyses themselves, we discuss literature studies written by black women, highlighting the proposition of an Afro-descendant stylistic that permeates productions by black female authors; moreover, it was important to establish the condition of women subjected to slavery, providing a historical overview of this period. Finally, we present the semiotic analysis of the following texts from the work “Não vou mais lavar os pratos”, authored by Cristiane Sobral (2016): “Escuridão da vitória”; “Opção”; “Nzingas guerreiras”; “Escova progressiva”; “Refazendo a cabeça”; “Heroína crespa”; “Lente de contato”; and “Verdade”, in which it was possible to perceive the black identity theme construction based on a correlation between categories of the content plane and the expression plane, whose figurative essence falls on “black hair”, in a discourse which proposes exalting black women based on their identity roots. Keywords: Poetics; Content and expression; Semisymbolism; Passionate dimension. |
Palavras-chave: | Poética Conteúdo e expressão Semissimbolismo Dimensão passional |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11049 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TESE ANDREIA (1).pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.