Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGleidson André Pereira de Melo-
dc.date.accessioned2025-01-10T14:09:30Z-
dc.date.available2025-01-10T14:09:30Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11046-
dc.description.abstractThis thesis aims to present aspects of ecological poetics in selected works by the Mozambican writer Mia Couto and to analyze, under the guidance of ecocritical principles, issues related to the close relationship between humans and nature. Environmental narratives and scenarios present in Mia Couto's works stand out for presenting characteristics that can be interpreted through ecocritical comprehension which encompass environmental aspects from the commonplace to the relevance of global environmental themes. From this angle, the literary corpus signals to a critical and attentive look at the interrelationships between humans and nature, not due to ecological fads, but regarding human attitudes towards social, cultural, and economic contexts. To achieve the proposed objectives, the following short stories were analyzed: “A palmeira de Nguézi”, Contos do nascer da Terra (Couto, 2014); “O embondeiro que sonhava pássaros”, and “A princesa russa”, Cada homem é uma raça (Couto, 2013); “Chuva: a abensonhada”, Estórias abensonhadas (Couto, 2012); “Rosita”, Na berma de nenhuma estrada (Couto, 2016), and “O observatório”, As pequenas doenças da eternidade (Couto, 2023). The theoretical foundations that underpinned the ecocritical studies were broad and included authors such as Cheryll Glotfelty, Timothy Morton, Greg Garrard, Terry Gifford, Donna Haraway, Catherine Walsh, Evando Nascimento, Stefano Mancuso, Malcom Ferdinand, Vandana Shiva, and Ailton Krenak. This thesis enabled reflections that highlight Mia Couto’s literature as one of the precursors in the field of ecocritical studies related to African literature. By seeking answers to the research objectives and hypothesis, the study showed that ecological poetics in Mia Couto’s works is of fundamental relevance for the understanding of the relationships between human beings and nature. In the face of the transdisciplinary context involving literature and the environment, the study provides important elements for understanding human relationships with nature from an ecocritical perspective, and it broadens the dialogue between different areas of knowledge. Keywords: Mia Couto; Literature and environment; Ecocriticism; Decolonial ecology; Ecology of images.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMia Couto-
dc.subjectLiteratura e meio ambiente-
dc.subjectEcocrítica-
dc.subjectEcologia decolonial-
dc.subjectEcologia das imagens.-
dc.titleA POÉTICA ECOLÓGICA EM OBRAS DE MIA COUTO: UMA ANÁLISE ECOCRÍTICApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Angela Maria Guida-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo apresentar aspectos da poética ecológica em obras selecionadas do escritor moçambicano Mia Couto e analisar, sob a orientação dos pressupostos da ecocrítica, questões relacionadas à estreita relação entre humanos e natureza. Narrativas e cenários ambientais presentes nas obras de Mia Couto destacam-se por apresentarem características que podem ser lidas por meio da compreensão ecocrítica que perpassam por aspectos culturais e ambientais do lugar comum à relevância de temáticas ambientais de interesse global. Por este ângulo, o corpus literário sinaliza para um olhar crítico e atento às inter-relações entre o humano e a natureza, não por modismos ecológicos, mas sobre as atitudes humanas diante de contextos sociais, culturais e econômicos. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram analisados os seguintes contos: “A palmeira de Nguézi”, Contos do nascer da Terra (Couto, 2014); “O embondeiro que sonhava pássaros” e “A princesa russa”, Cada homem é uma raça (Couto, 2013); “Chuva: a abensonhada”, Estórias abensonhadas (Couto, 2012); “Rosita”, Na berma de nenhuma estrada (Couto, 2016) e “O observatório”, As pequenas doenças da eternidade (Couto, 2023). As bases teóricas que fundamentaram os estudos ecocríticos foram amplas e incluíram autores como Cheryll Glotfelty, Timothy Morton, Greg Garrard, Terry Gifford, Donna Haraway, Catherine Walsh, Evando Nascimento, Stefano Mancuso, Malcom Ferdinand, Vandana Shiva e Ailton Krenak. Esta tese possibilitou reflexões que evidenciam a literatura de Mia Couto como uma das precursoras no âmbito dos estudos ecocríticos relacionados à literatura africana. Ao buscar respostas para os objetivos e hipótese de pesquisa, o estudo evidenciou que a poética ecológica nas obras de Mia Couto apresenta relevância fundamental para a compreensão das relações entre seres humanos e natureza. Diante do contexto transdisciplinar que envolve literatura e meio ambiente, o estudo fornece elementos importantes para a compreensão das relações humanas com a natureza na perspectiva ecocrítica, e amplia o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: Mia Couto; Literatura e meio ambiente; Ecocrítica; Ecologia decolonial; Ecologia das imagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese-Gleidson-Melo-A-poética-ecológica-em-obras-de-Mia-Couto-uma-análise-ecocrítica.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.