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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LUCAS PAULA PIRES CARDOSO | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T18:07:04Z | - |
dc.date.available | 2025-01-02T18:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11009 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the importance of the application of Functional Analysis in the treatment of self-injurious behaviors (SIB) in neurodivergent individuals through a narrative bibliographic review. Self-injurious behaviors are described as aberrant and challenging in treatment, especially within the neurodiversity spectrum, which includes diagnostics such as Autism Spectrum Disorder (ASD), ADHD, and other atypical development. Functional Analysis emerges as a pivotal tool for understanding the environmental contingencies that sustain these behaviors, providing a basis for individualized and evidence-based interventions. Through a systematic review of the literature, this study identified that Functional Analysis allows the development of therapeutic strategies that address the functions of SIB—be it social reinforcement, escape from aversive demands, or automatic reinforcement—without resorting to purely suppressive approaches. The results demonstrate that integrating neurodiversity perspectives, interpreteded as variation in behavioral topographies, with Applied Behavior Analysis promotes not only a reduction in self-injurious behaviors but also a broader understanding of human diversity and inclusivity. The study concludes by highlighting the need for further research and the development of clinical practices that align with a neurodiverse and humanized approach, contributing to a better quality of life for neurodivergent individuals. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise Funcional | - |
dc.subject | Neurodiversidade | - |
dc.subject | Comportamento Autolesivo | - |
dc.subject | Análise Comportamental Aplicada | - |
dc.subject | Intervenções Individualizadas. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | O Processo de Avaliação Funcional no Tratamento de Comportamento Autolesivo em Neurodiversos: Uma Revisão Bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIVIA AMORIM CARDOSO | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar a importância e a aplicação da Análise Funcional no tratamento de comportamentos autolesivos (SIB) em indivíduos neurodivergentes, por meio de uma revisão bibliográfica narrativa. Os comportamentos autolesivos são descritos como aberrantes e de tratamento desafiador, especialmente dentro do espectro da neurodiversidade, que abrange diagnósticos como de Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outros perfis de desenvolvimento atípico. A Análise Funcional surge como uma ferramenta crucial para compreender as contingências ambientais que mantêm esses comportamentos, oferecendo uma base para intervenções individualizadas e baseadas em evidências. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, identificou-se que a Análise Funcional possibilita o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que abordem as funções dos comportamentos autolesivos — seja por reforço social, fuga de demandas aversivas ou reforçamento automático — sem recorrer a abordagens meramente supressivas. Os resultados demonstram que a integração das perspectivas de neurodiversidade, interpretada como variações nas topografias comportamentais, junto com a Análise Comportamental Aplicada promove não apenas a redução dos comportamentos autolesivos, mas também uma compreensão ampliada da diversidade e da inclusão. Conclui-se pela necessidade de mais pesquisas e do desenvolvimento de práticas clínicas que se alinhem a uma abordagem neurodiversa e humanizada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos neurodivergentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAN) |
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