Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10970
Tipo: | Tese |
Título: | O ESPAÇO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MELANCÓLICO: UM ESTUDO DE BARBA ENSOPADA DE SANGUE E OUTRAS OBRAS DE DANIEL GALERA |
Autor(es): | SAMARA PEREIRA SOUZA DE LIMA |
Primeiro orientador: | Ramiro Giroldo |
Resumo: | A presente tese tem como objetivo analisar a confluência e as implicações entre o elemento espaço ficcional e a melancolia, de modo a verificar a configuração do sujeito melancólico no romance brasileiro contemporâneo Barba ensopada de sangue (2022), e em outras obras de Daniel Galera. No decorrer da pesquisa, foram observados os conceitos de melancolia e as suas possibilidades de manifestação, por meio dos estudos de pesquisadores como Sigmund Freud (2011), Luiz Costa Lima (2017), Moacyr Scliar (2003), Hélder Moura (2022), e Jean Starobinski (2016), dentre outros. No que tange ao espaço ficcional, foram apresentadas as concepções dos estudiosos Gaston Bachelard (1978), Ricardo Gullón (1980), e Osman Lins (1976). A tese buscou analisar como o espaço contribui para provocar e revelar as nuances melancólicas que compõem a formação do protagonista de Barba ensopada de sangue (2022). As implicações entre espaço e melancolia, e a constituição do sujeito melancólico, também foram analisadas em outros personagens do autor, nas obras Até o dia em que o cão morreu (2007), Mãos de cavalo (2010), Cordilheira (2008), Meia-noite e vinte (2016) e O deus das avencas (2021). Nesse ínterim, em Barba ensopada de sangue (2022), questões como a composição do espaço hostil, a cidade em que o enredo se desenvolve, e outras manifestações simbólicas desse elemento articulador da narrativa foram essenciais para evidenciar aspectos melancólicos como a crise familiar, a solidão, a sensação de não pertencimento, a rejeição, o isolamento, a despretensão, e o vazio existencial do protagonista representado. Ademais, por meio deste estudo, é possível afirmar que a nuance melancólica é uma constante na representação dos personagens analisados, o que indica um aspecto estético da produção de Daniel Galera. Desse modo, a presente tese se mostra significativa pelas contribuições que alavanca acerca da consonância entre espaço e melancolia na constituição de personagens do autor, em especial, o protagonista de Barba ensopada de sangue (2022). |
Abstract: | This thesis aims to analyze the confluence and implications between the fictional space element and melancholy, in order to verify the configuration of the melancholic subject in the contemporary Brazilian novel Barba ensopada de sangue (2022), and in other works by Daniel Galera. During the research, the concepts of melancholy and its possibilities of manifestation were observed through the studies of researchers such as Sigmund Freud (2011), Luiz Costa Lima (2017), Moacyr Scliar (2003), Hélder Moura (2022), and Jean Starobinski (2016), among others. Regarding the fictional space, the concepts of scholars Gaston Bachelard (1978), Ricardo Gullón (1980), and Osman Lins (1976) were presented. The thesis sought to analyze how space contributes to provoking and revealing the melancholic nuances that make up the formation of the protagonist of Barba ensopada de sangue (2022). The implications between space and melancholy, and the constitution of the melancholic subject, were also analyzed in other characters by the author, in the works Até o dia em que o cão morrer (2007), Mãos de cavalo (2010), Cordilheira (2008), Meia-noite e vinte (2016) and O deus das avencas (2021). In the meantime, in Barba ensopada de sangue (2022), issues such as the composition of the hostile space, the city in which the plot unfolds, and the other symbolic manifestations of this articulating element of the narrative were essential to highlight melancholic aspects such as the family crisis, loneliness, the feeling of not belonging, rejection, isolation, unpretentiousness, and the existential emptiness of the protagonist represented. Furthermore, through this study, it is possible to affirm that the melancholic nuance is a constant in the representation of the characters analyzed, which indicates an aesthetic aspect of Daniel Galera's production. Thus, this thesis proves to be significant for the contributions it leverages regarding the consonance between space and melancholy in the constitution of the author's characters, especially the protagonist of Barba ensopada de sangue (2022). |
Palavras-chave: | Literatura contemporânea espaço melancolia Daniel Galera. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10970 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TESE SAMARA PEREIRA SOUZA DE LIMA - versão final corrigida.pdf | 844,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.