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dc.creatorHÊMILLY ANDRADE DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2024-12-12T22:32:47Z-
dc.date.available2024-12-12T22:32:47Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10892-
dc.description.abstractThis article aims to present research on the ethnomathematics approach in mathematics teaching, based on the general objective of investigating the potential and limitations of using games from indigenous culture in the teaching and learning of mathematics in the early years of Elementary School. The research adopts a qualitative approach, conducted through five days of participant observation in the morning, in the Mathematics discipline, followed by an intervention with a 400-minute didactic sequence, distributed over three days. Data collection was carried out in a 4th year class at a public school located in the municipality of Naviraí, in the interior of Mato Grosso do Sul (MS). Data were recorded through photographs and written notes. During the research, a didactic sequence applied in the Mathematics discipline was analyzed, which involved the construction and development of games. These games enabled students to understand measurements using rulers and measuring tape, their geometric notions, concepts of spatial organization through the positioning of pieces, planning and visualization of possible future moves, in addition to practicing logic by predicting the opponent's movements. The results indicate that with an approach based on ethnomathematics, it was possible to achieve significant results, contributing to the construction of the indigenous student's cultural identity and her relationship with mathematics in a playful way.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEtnomatemática-
dc.subjectJogos Indígenas-
dc.subjectCultura Indígena-
dc.subjectAnos Iniciais.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleETNOMATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DA CULTURA INDÍGENA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ NOS ANOS INICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANA CAROLINA FAUSTINO-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre a abordagem da etnomatemática no ensino da matemática, partindo do objetivo geral de investigar as potencialidades e limitações do uso de jogos da cultura indígena no ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de cinco dias de observação participante no período matutino, na disciplina de Matemática, seguidos por uma intervenção com uma sequência didática de 400 minutos, distribuída ao longo de três dias.A coleta de dados foi realizada em uma turma de 4º ano de uma escola pública localizada no município de Naviraí, no interior do Mato Grosso do Sul (MS). Os dados foram registrados por meio de fotografias e anotações escritas. Durante a pesquisa, foi analisada uma sequência didática aplicada na disciplina de Matemática, que envolveu a construção e o desenvolvimento de jogos. Esses jogos possibilitaram aos estudantes a compreensão de medidas utilizando réguas e fita métricas, suas noções geométricas, conceitos de organização espacial através dos posicionamentos das peças, planejamento e visualização de possíveis jogadas futuras, além de praticar a lógica prevendo movimentos do oponente. Os resultados indicam que com uma abordagem baseada na etnomatemática, foi possível alcançar resultados significativos, contribuindo para a construção da identidade cultural da estudante indígena e sua relação com a matemática de forma lúdica.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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