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dc.creatorANA PAULA ARÊVALO-
dc.date.accessioned2024-12-12T21:36:55Z-
dc.date.available2024-12-12T21:36:55Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10890-
dc.description.abstractThe aim of this Final Project is to investigate the contributions of traditional games and play to teaching, learning and cultural revival in two elementary school classes in a Guarani Nhandeva community. As for the specific objectives, we hoped to understand how the playful dimension is worked with the class; to identify how playfulness can help children's learning at school; to identify the difficulties and the importance of working with traditional games as a way of recovering ancestral culture. The qualitative research was carried out in a municipal Early Childhood Education Institution located in an indigenous village in the municipality of Japorã - Mato Grosso do Sul. The field research used observation of classes taught at the indigenous institution and semi-structured interviews with two indigenous teachers from the institution. The results of this study show that traditional games and play are fundamental to intercultural and inclusive education. They not only facilitate the learning of formal content, but also play a pedagogical role in cultural preservation. Among the activities developed by indigenous teachers are: “guachire”, “kotyhu”, “yvyra ija”, “sambo”, jumping, running, shuttlecocks, the peace cord, making handmade instruments, talking about tales, myths and songs, which connect students to their roots, promoting values such as respect, cooperation and belonging. By combining traditional knowledge with formal content, these practices strengthen the connection between the community, the school and the students, guaranteeing cultural preservation and the students' all-round education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLudicidade-
dc.subjectEducação-indígena-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectGuarani Nhandeva-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleO UNIVERSO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA NHANDEVA: POTENCIALIDADES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANA CAROLINA FAUSTINO-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva investigar as contribuições dos jogos e brincadeiras tradicionais no ensino aprendizagem e no resgate cultural em duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma comunidade Guarani Nhandeva. Quanto aos objetivos específicos, esperou-se compreender como a dimensão lúdica é trabalhada com a turma; identificar como a ludicidade pode ajudar na aprendizagem das crianças na escola; identificar quais as dificuldades e a importância de se trabalhar com brincadeiras tradicionais como resgate da cultura ancestral. A pesquisa de caráter qualitativo teve a produção de dados desenvolvida em uma Instituição de Educação Infantil municipal localizada em uma aldeia indígena no município de Japorã – Mato Grosso do Sul. Assim, na pesquisa de campo utilizou-se a observação das aulas ministradas na instituição indígena e entrevistas semiestruturadas com dois professores indígenas da referida instituição. Os resultados deste estudo evidenciam que os jogos e brincadeiras tradicionais são fundamentais para uma educação intercultural e inclusiva. Eles não apenas facilitam o aprendizado de conteúdos formais, mas também desempenham um papel pedagógico na preservação cultural. Entre as atividades desenvolvidas pelos professores indígenas estão: "guachire" , "kotyhu", "yvyra ija", "sambo", o salto, a corrida, a peteca, o cabo da paz, a confecção de instrumentos artesanais, conversas sobre os contos, mitos e músicas, que conectam os alunos às suas raízes, promovendo valores como respeito, cooperação e pertencimento. Ao aliar saberes tradicionais e conteúdos formais, essas práticas fortalecem a conexão entre a comunidade, a escola e os estudantes, garantindo a preservação cultural e a formação integral dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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