Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNATALIA DE MELO CABRAL MONTEIRO-
dc.date.accessioned2024-12-11T18:24:47Z-
dc.date.available2024-12-11T18:24:47Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10839-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper arises from the question of how art classes can make sense in the age of tiredness for a high school class? This question guides this investigation that seeks to understand the contemporary context in which students in this age group are inserted and how we can build relationships in the art class to reflect this moment. To this end, the research analyzes the concepts of the tiredness society (Han, 2015), the meaning of art and its relationship of otherness. As well as the Art teaching curriculum in High School and also collects data through a questionnaire, in a 2nd year class, about the use of technology and art in their daily lives. Based on theoretical research and reflection on the questionnaire, the perceived results and the importance of teaching art in the process of human formation are described.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSentido da Arte-
dc.subjectEnsino de Artes Visuais-
dc.subjectEstética do Liso-
dc.subjectAlteridade-
dc.subjectExperiência-
dc.subjectVício nas Telas.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleO Sentido da Arte na Era do Cansaço em uma Turma do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso surge do questionamento de como a aula de arte pode fazer sentido na era do cansaço para uma turma do ensino médio? Essa pergunta norteia esta investigação que busca conhecer o contexto contemporâneo em que os alunos desta faixa etária estão inseridos e como podemos construir relações na aula de arte para refletir esse momento. Para isso, a pesquisa analisa os conceitos da sociedade do cansaço (Han, 2015), o sentido da arte e sua relação de alteridade. Assim como o currículo do ensino de Arte no Ensino Médio e também coleta dados através de um questionário, em uma turma do 2° ano, sobre o uso da tecnologia e a arte no seu cotidiano. A partir das pesquisas teóricas e da reflexão do questionário descreve-se os resultados percebidos e a importância do ensino de arte no processo de formação humana.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21244.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.