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dc.creatorNATáLIA YUMI DE Sá YAMAGUTI-
dc.date.accessioned2024-12-10T17:07:52Z-
dc.date.available2024-12-10T17:07:52Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10745-
dc.description.abstractThe present work aims to present studies and theoretical reflections and register the creative process of the series of paintings Insurrection. Both objectives come from a vision created from personal experiences and awareness of the sociocultural and political context in which this experience is inserted, and which serves as a starting point to discuss social activism with a focus on the transgender population and their fight against fetishism, transphobia and other types of violence experienced daily. Each painting addresses a topic seen as taboo, based on Christian iconographies: transphobia, gender dysphoria, gender affirmation medical procedures and pornography/prostitution as the only possible source of income. As the high activist content evokes, in my understanding, the access to a larger and diverse public, it was decided to reproduce and exhibit the paintings in the streets of the city of Campo Grande- MS, shaped like wheat-paste posters, due to the number and diversity of people who could view them, with the aim of making art as public as possible,in order to show society how the trans population is marginalized and violated, every day. Keywords: Transgender Art; Activism; Public Art; Painting-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Transvestigênere-
dc.subjectAtivismo-
dc.subjectArte Pública-
dc.subjectPintura-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleSérie Insurreição: a arte transvestigênere como ferramenta de ativismo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PRISCILLA DE PAULA PESSOA BIAGI-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar estudos e reflexões teóricas e registrar o processo criativo da série de pinturas Insurreição. Ambos os objetivos partem de uma visão criada a partir de experiências pessoais e da consciência do contexto sociocultural e político onde essa vivência está inserida, e que serve de ponto de partida para tratar sobre ativismos sociais com foco na população transvestigênere e sua luta contra o fetichismo, a transfobia e outras violências vividas diariamente. Cada pintura aborda um tema visto como tabu, a partir de iconografias cristãs: transfobia, disforia de gênero, procedimentos médicos de afirmação de gênero e pornografia/prostituição como única fonte de renda possível. Como o alto teor ativista suscita, em meu entendimento, o acesso a um público maior e diverso, optou-se por reproduzir e expor as pinturas nas ruas da cidade de Campo Grande- MS, em formato de lambes, pelo número e diversidade de pessoas que poderiam vir a visualizá-los, no intuito de deixar a arte mais pública possível, a fim de mostrar à sociedade como a população trans é marginalizada e violentada, todos os dias. Palavras-chave: Arte Transvestigênere; Ativismo; Arte Pública; Pinturapt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Hab. em Artes Plásticas - Bacharelado (FAALC)

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