Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creator-
dc.date.accessioned2024-12-10T14:59:50Z-
dc.date.available2024-12-10T14:59:50Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10736-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the presence and dimensions of teacher enchantment and disenchantment from the perspective of novice Visual Arts teachers. Through the analysis of interviews with three graduates from the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) from the past three years (2021, 2022, and 2023), and based on theorists who address the career and experiences of teachers, this study seeks to understand and formulate possible hypotheses about what keeps these new professionals in the classroom and what drives them away. By focusing on the experiences of novice teachers and paralleling existing studies, the research intends to identify factors that contribute to understanding art teaching, providing a set of interviews and dialogues for contemporary reflection on the profession.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial-
dc.subjectEnsino de arte-
dc.subjectProfessor iniciante-
dc.subjectDocência.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleENCANTO E DESENCANTO DOCENTE: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES INICIANTESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a presença e as dimensões do encanto e desencanto docente a partir da perspectiva dos professores iniciantes de Artes Visuais. Por meio da análise de entrevistas com três egressos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), e, com base em teóricos que abordam a trajetória e vivência do professor, este estudo busca compreender e formular possíveis hipóteses do que mantém e do que afasta estes novos profissionais da sala de aula. Com foco nas experiências dos professores iniciantes, em paralelo com os estudos já feitos, pretende-se identificar fatores que contribuem para o entendimento da docência em arte, fornecendo um conjunto de entrevistas e diálogos para a reflexão contemporânea da profissão.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
13848.pdf74,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.