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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ANDRÉ KOJI SADOYAMA TANINO | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T10:02:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T10:02:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10700 | - |
dc.description.abstract | The prospect of growth in methodologies that rely on the use of technologies, such as Educational Robotics, to assist in the teaching-learning process is expected to continue expanding in the coming years. Thus, the following question arises: 'To what extent can technology benefit children in their developmental process?' Therefore, this study presents a case conducted with first-grade students at a private school in Campo Grande, based on practical challenges proposed by the Brasil Robotics Tournament. The results indicate that Educational Robotics contributes to the development of technical, psychomotor, and emotional skills. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Computação na Educação Básica | - |
dc.subject | Estudo de Caso | - |
dc.subject | Robótica Educacional | - |
dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.title | Robótica Educacional no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso em uma Escola Privada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GRAZIELA SANTOS DE ARAUJO | - |
dc.description.resumo | A perspectiva de crescimento de metodologias que se apoiem no uso de tecnologias, como a Robótica Educacional, para a assistência no processo de ensino-aprendizagem tende a continuar se expandindo nos próximos anos. Assim, surge a seguinte indagação: “até que ponto a tecnologia pode beneficiar as crianças em seu processo de desenvolvimento?”. Dessa forma, este trabalho propõe um estudo de caso realizado na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola privada de Campo Grande, a partir da aplicação de desafios práticos propostos pelo Torneio Brasil de Robótica. Os resultados evidenciam que a Robótica Educacional contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas, psicomotoras e emocionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) |
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