Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRÉ KOJI SADOYAMA TANINO-
dc.date.accessioned2024-12-10T10:02:50Z-
dc.date.available2024-12-10T10:02:50Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10700-
dc.description.abstractThe prospect of growth in methodologies that rely on the use of technologies, such as Educational Robotics, to assist in the teaching-learning process is expected to continue expanding in the coming years. Thus, the following question arises: 'To what extent can technology benefit children in their developmental process?' Therefore, this study presents a case conducted with first-grade students at a private school in Campo Grande, based on practical challenges proposed by the Brasil Robotics Tournament. The results indicate that Educational Robotics contributes to the development of technical, psychomotor, and emotional skills.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação na Educação Básica-
dc.subjectEstudo de Caso-
dc.subjectRobótica Educacional-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleRobótica Educacional no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso em uma Escola Privadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GRAZIELA SANTOS DE ARAUJO-
dc.description.resumoA perspectiva de crescimento de metodologias que se apoiem no uso de tecnologias, como a Robótica Educacional, para a assistência no processo de ensino-aprendizagem tende a continuar se expandindo nos próximos anos. Assim, surge a seguinte indagação: “até que ponto a tecnologia pode beneficiar as crianças em seu processo de desenvolvimento?”. Dessa forma, este trabalho propõe um estudo de caso realizado na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola privada de Campo Grande, a partir da aplicação de desafios práticos propostos pelo Torneio Brasil de Robótica. Os resultados evidenciam que a Robótica Educacional contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas, psicomotoras e emocionais.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16777.pdf859,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.