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dc.creator-
dc.date.accessioned2024-12-10T03:24:39Z-
dc.date.available2024-12-10T03:24:39Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10696-
dc.description.abstractThis research investigates the pedagogical potential of comic books in art classes, analyzing how these graphic narratives can enhance cultural mediation and playful teaching approaches. The study explores how the combination of text and image, a hallmark of comics, can support the development of more dynamic and engaging pedagogical practices. The methodology includes a qualitative analysis of comic works, focusing on Sandman, along with a bibliographic review of art and education theories, such as those proposed by Paulo Freire and Miriam Celeste. The analysis reveals that comic books, by interweaving visual and textual narratives, can deepen the understanding of artistic and philosophical concepts in art classes. The research emphasizes how mythological characters and playful elements in works like Sandman foster connections between theory and practice. This approach has been shown to inspire student interest and contribute to a more critical and reflective learning process.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologia-
dc.subjectNarrativas visuais-
dc.subjectEnsino de arte-
dc.subjectHistórias em quadrinhos-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleO universo de Sandman: A ludicidade no ensino de Artes Visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA-
dc.description.resumoA pesquisa investiga o potencial pedagógico das histórias em quadrinhos nas aulas de arte, analisando como essas narrativas gráficas podem enriquecer a mediação cultural e a abordagem lúdica no ensino. O trabalho busca explorar como a combinação entre texto e imagem, característica dos quadrinhos, pode auxiliar na construção de práticas pedagógicas mais dinâmicas e envolventes. A metodologia adotada inclui análise qualitativa de obras de quadrinhos, com foco em Sandman, além de revisões bibliográficas sobre teorias da arte e educação, como as de Paulo Freire e Miriam Celeste. A análise revelou que as histórias em quadrinhos, ao intercalarem narrativas visuais e textuais, podem ampliar a compreensão de conceitos artísticos e filosóficos nas aulas de arte. A pesquisa mostra como personagens mitológicos e elementos lúdicos, presentes em obras como Sandman, facilitam a associação entre teoria e prática. Identificou-se que essa abordagem pode despertar o interesse dos alunos e contribuir para uma aprendizagem mais crítica e reflexiva.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

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