Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1067
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da Geografia e a questão agrária nas séries iniciais do Ensino fundamental
Autor(es): Camacho, Rodrigo Simão
Primeiro orientador: Almeida, Rosemeire Aparecida de
Abstract: Por meio desta pesquisa construímos uma reflexão acerca da educação, principalmente da Educação do Campo, e do ensino da geografia, como instrumentos de transformação social, tendo em vista a emancipação das camadas subalternas. Buscando, portanto, romper com a educação ideológica/reprodutora/domesticadora neoliberal e estabelecer como proposta a construção de uma Educação Libertadora/Emancipatória. Fizemos também, uma reflexão acerca da questão agrária, pois a concentração fundiária é um problema que se iniciou no período colonial e, atualmente, está relacionada com a internacionalização da economia brasileira. Situação que envolve o agronegócio latifundiário exportador de um lado e o campesinato, de outro e desperta diferentes interpretações teóricas acerca dessa questão tanto por parte dos intelectuais como da mídia. Neste debate, se torna indispensável à discussão da luta da classe camponesa pela/na terra em busca de seu processo de recriação contra a territorialização do capital no campo e a sujeição de sua renda ao capital, fruto de um movimento de reprodução desigual e contraditório do capital. Acreditamos na necessidade de construção de uma Educação do Campo para trabalhar as especificidades dos moradores do espaço rural, respeitando seu saber popular e auxiliando na luta contra a territorialização do capital no campo e a sujeição da renda camponesa ao capital. Tendo em vista que os povos do campo sempre estiveram excluídos devido à existência de um modelo socioeconômico que valoriza o agronegócio latifundiário exportador e o espaço urbano como símbolos da modernidade/avanço/progresso. No processo educativo oficial, sempre houve uma educação rural reprodutora/domesticadora que objetiva formar para a submissão, preparando mão-de-obra barata para o capital urbano e para o agronegócio, reproduzindo, assim, as relações sociais vigentes que são, por sua vez, excludentes. Logo, há necessidade de construção de uma Educação Emancipatória dos habitantes da área rural. Num mundo capitalista globalizado se faz necessário entendermos a produção do conhecimento científico geográfico, bem como a produção do espaço geográfico dentro dessa lógica. Neste sentido, é imprescindível pensarmos em uma geografia e um ensino de geografia que possibilite a leitura da realidade de maneira crítica e transformadora, que permita romper com a ideologia neoliberal e o processo globalitário capitalista excludente. Por tanto, defendemos a necessidade de se construir uma geografia escolar fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético. Concebendo os PCNs como o principal recurso teórico do professor é relevante levantar a discussão teórico-metodológica e ideológica desse documento, principalmente na geografia, a fim de entendermos os avanços e os retrocessos que trouxeram para educação nacional. Tendo em vista que os PCNs se encontram inseridos dentro de uma lógica de mudanças globais motivadas por políticas neoliberais. Para atingir nossos objetivos de auxiliar no processo de construção de uma educação condizente com a realidade do campo, precisamos entender quem são esses sujeitos do campo que estudam no Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), ou seja, precisamos entender a realidade desses estudantes-camponeses. Desta maneira, vamos conhecer como são as relações socioespaciais destes sujeitos-estudantes por meio de fontes orais e escritas, pensando no tripé trabalho, lazer e escola que fazem parte da vida desses estudantes. Para que assim possamos construir uma educação que entenda os sujeitos do campo e suas especificidades. Vamos conhecer também, alguns trabalhos produzidos por estes alunos em sala de aula que expressam as suas opiniões e a sua realidade. Refletiremos, também, a partir da opinião dos professores das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental a respeito da questão agrária, da Educação do Campo e do ensino de geografia, tendo em vista que os professores são peças fundamentais para a construção de um processo educativo transformador. Por isso, necessitam de uma formação que permita ler a realidade para além do discurso neoliberal, compreendendo a realidade dos seus educandos e possibilitando que estes possam adquirir uma consciência crítica que lhes dê autonomia intelectual de observar, analisar, questionar e transformar a realidade.
Por medio de esta investigación construimos una reflexión sobre la educación, especialmente en el ámbito de la Educación del Campo y en la enseñanza de la geografía, como instrumentos de transformación social, con miras a la emancipación de las camadas subalternas. Buscando, así, romper con la educación ideológica/reproductora neoliberal y establecer como propuesta la construcción de una educación libertadora/emancipadora. Hicimos también, una reflexión sobre la cuestión agraria, porque la concentración de la tierra es un problema que comenzó en el período colonial y, en la actualidad, está ligada a la internacionalización de la economía brasileña. Situación que envuelve la participación del agribusiness latifundista de exportación de un lado y el campesinado de otro, y despierta diferentes interpretaciones teóricas acerca de este problema tanto para los intelectuales como para los medios de comunicación. En este debate, es esencial la discusión de la lucha de la clase campesina, por la tierra y en la tierra, en busca de su proceso de recreación contra la territorialización del capital en el campo y la sujeción de su rienda al capital, resultado de un movimiento de reproducción contradictorio y desigual del capital. Creemos en la necesidad de construcción de una Educación del Campo para trabajar las características específicas de los residentes del espacio rural, respetando sus conocimientos y auxiliando en la lucha contra la territorialización del capital en el campo y la sujeción de la rienda campesina al capital. Considerando que los pueblos del campo siempre estuvieran excluidos debido a existencia de un modelo socioeconómico que valoriza el agribusiness latifundista exportador y el espacio urbano como símbolos de la modernidad/avance/progreso. En el proceso educativo oficial, siempre existió una educación rural reproductora que tiene por objetivo formar para la sumisión, y para la preparación de mano de obra barata para el capital urbano y para el agribusiness, reproduciendo, así, las relaciones sociales que son, por su vez, excluyentes. Luego, hay necesidad de construcción de una educación emancipadora de los habitantes de la zona rural. En un mundo capitalista globalizado debemos entender la producción del conocimiento científico geográfico, así como la producción del espacio geográfico dentro de esta lógica. En este sentido, es imprescindible pensar en una geografía y una enseñanza de la geografía que posibilite la lectura de la realidad de manera crítica y transformadora, que permita romper con la ideología neoliberal y con el proceso de exclusión del capitalismo y de la globalización. Por lo tanto, defendemos la necesidad de construir una geografía escolar basada en los presupuestos teórico-metodológicos del materialismo histórico y dialéctico. Concibiendo los PCNs como el principal recurso teórico del profesor es relevante levantar la discusión teórico-metodológica e ideológica del documento, principalmente en la geografía, a fin de entender los avances y retrocesos que trajeran para la educación nacional. Teniendo en cuenta que los PCNs se encuentran dentro de una lógica de mudanzas globales motivadas por las políticas neoliberales. Para alcanzar nuestros objetivos de auxiliar en el proceso de construcción de una educación en consonancia con la realidad del campo, tenemos que entender quién son estos sujetos del campo que estudian en la enseñanza fundamental (1 a 4 series), es decir, tenemos que comprender la realidad de estos estudiantes-campesinos. De esta manera, vamos conocer como son las relaciones socio-espaciales de estos sujetos-estudiantes por medio de fuentes orales y escritas, pensando en el trípode trabajo, entretenimiento y la escuela que hacen parte de la vida de estos estudiantes. A fin de que podamos construir una educación que comprenda los sujetos del campo y sus singularidades. Vamos a conocer también, algunas obras producidas por estos estudiantes en la clase que expresan las sus opiniones y su realidad. Pensaremos, también, a partir de la opinión de los profesores de las series/años iniciales de la enseñanza fundamental en relación a la cuestión agraria, la Educación del Campo y la enseñanza de la geografía, porque los profesores son componentes fundamentales para la construcción de un proceso educativo transformador. Por eso, necesitan de una formación que permita leer la realidad más allá del discurso neo-liberal, para la comprensión de la realidad de sus alumnos y que les permita adquirir una conciencia crítica que les dé la autonomía intelectual de observar, analizar, cuestionar y transformar la realidad.
Palavras-chave: Questão Agrária
Estrutura Agrária
Educação Agrícola
Geografia – ensino
Mudança Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1067
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

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