Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BIANCA CARVALHO ESQUIVEL | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T22:58:54Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T22:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10668 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to develop artistic experiments using the model as an artistic being to be photographed and as a living canvas. Considering the model not only as a support but as an indispensable part of the creative process. To this end, bibliographical and documentary references on the body art movement, the relationships between painting and photography, and the techniques used in both languages were analyzed. The research in this work asks the following question: “How can we use the languages of photoperformance and painting to obtain a series of works?” To answer this question, qualitative research was conducted, using historical moments where body painting was involved, contemporary movements that use the body as a support, artists and models involved in photoperformance, among other references in these areas. Experiments by various artists were also analyzed, with the aim of identifying visual elements in the compositions that could contribute to the theoretical and practical study developed during the work. The data collected in this research allowed us to understand the dialectic of the encounters between artist and model, together with the pictorial and performative work, and how this impacts the rehearsals. Keywords: body painting, body art, photoperformance, photography, essays. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | pintura corporal | - |
dc.subject | body art | - |
dc.subject | fotoperformance | - |
dc.subject | fotografia | - |
dc.subject | ensaios. | - |
dc.subject.classification | Artes | pt_BR |
dc.title | FOTOPERFORMANCE E PINTURA CORPORAL: experimentações de Bianca Esquivel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SERGIO DE MORAES BONILHA FILHO | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é a elaboração de experimentações artísticas utilizando o modelo como ser artístico a ser fotografado e como tela viva. Considerando o modelo não apenas como suporte, mas como parte indispensável do processo criativo. Para isso, foram analisadas referências bibliográficas e documentais sobre o movimento da body art, as relações entre pintura e fotografia e as técnicas utilizadas em ambas as linguagens. A investigação neste trabalho indaga sobre a seguinte questão: “Como utilizar as linguagens da fotoperformance e da pintura para obter uma série de obras?” Para responder à pergunta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando momentos históricos onde a pintura corporal foi envolvida, movimentos contemporâneos que utilizam o corpo como suporte, artistas e modelos envolvidos em fotoperformance, entre outras referências nesses âmbitos. Também foram analisadas experimentações de diversos artistas, com o intuito de identificar elementos visuais nas composições que possam agregar para o estudo teórico e prático desenvolvido durante o trabalho. Os dados levantados nesta pesquisa permitiram compreender a dialética dos encontros entre artista e modelo, junto com o trabalho pictórico e performático, e como isso impacta os ensaios. Palavras-chave: pintura corporal, body art, fotoperformance, fotografia, ensaios. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Hab. em Artes Plásticas - Bacharelado (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
20494.pdf | 12,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.