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dc.creator-
dc.date.accessioned2024-12-07T16:14:07Z-
dc.date.available2024-12-07T16:14:07Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10528-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the perception of technology acceptance by customers of different generations in financial institutions in the Brazilian banking sector, with based on an adaptation of the Technology Acceptance Model (TAM). The research was carried out with 152 respondents, segmented between the Baby Boomer, generation X, Y and Z, evaluating variables such as perceived ease of use, perceived usefulness, intention to usage, perceived satisfaction, security and privacy and social influence. The results indicated that the perception of usefulness and ease of use are determining factors for all generations, although social influence has proven to be less relevant. Furthermore, the Preferences also varied between income groups, highlighting the importance of models personalized strategies to suit different profiles. Finally, this work offers theoretical and practical contributions to the banking sector, suggesting opportunities for banks traditional, credit unions and digital banks improve their services, technologies and service models. The research also highlights the need for future studies that explore emerging technologies, such as Open Finance, PIX and digital currencies, expanding the understanding the factors that influence the acceptance and use of banking innovations.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerações-
dc.subjectBancos Digitais-
dc.subjectAceitação de tecnologia-
dc.subjectSetor bancário.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS BANCÁRIAS: um estudo comparativo entre as diferentes geraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1WESLEY OSVALDO PRADELLA RODRIGUES-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal analisar a percepção de aceitação de tecnologia por clientes de diferentes gerações em instituições financeiras do setor bancário brasileiro, com base em uma adaptação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM). A pesquisa foi realizada com 152 respondentes, segmentados entre as gerações Baby Boomer, geração X, Y e Z, avaliando variáveis como facilidade de uso percebida, percepção de utilidade, intenção de uso, satisfação percebida, segurança e privacidade e influência social. Os resultados indicaram que a percepção de utilidade e a facilidade de uso são fatores determinantes para todas as gerações, embora a influência social tenha se mostrado menos relevante. Além disso, as preferências também variaram entre as faixas de renda, destacando a importância de modelos estratégicos personalizados para atender diferentes perfis. Por fim, este trabalho oferece contribuições teóricas e práticas para o setor bancário, sugerindo oportunidades para bancos tradicionais, cooperativas de crédito e bancos digitais aprimorarem seus serviços, tecnologias e modelos de atendimento. A pesquisa destaca também a necessidade de estudos futuros que explorem tecnologias emergentes, como Open Finance, PIX e moedas digitais, ampliando o entendimento sobre os fatores que influenciam a aceitação e o uso das inovações bancárias.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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