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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO AOS PRODUTOS ORIUNDOS DE COOPERATIVAS: consumo e percepção de marca
Autor(es): 
Primeiro orientador: FABIO DA SILVA RODRIGUES
Resumo: O presente artigo aprofunda a compreensão das preferências e percepções dos consumidores em relação aos produtos oriundos de cooperativas agrícolas em Naviraí-MS, um tema de grande relevância para o fortalecimento do setor cooperativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi adotada uma abordagem mista, que combinou revisão bibliográfica, análise quantitativa e qualitativa. A pesquisa inclui 74 participantes que responderam o questionário com questões abertas e fechadas. Buscou-se analisar a complexa relação entre o consumo, a identificação de marcas e a consolidação dos produtos cooperativos no mercado local. O estudo destacou a importância de compreender as expectativas dos consumidores e identificar os fatores que influenciam suas escolhas de compra, especialmente em relação aos produtos provenientes de cooperativas. O objetivo principal foi mapear oportunidades e desafios para as cooperativas, com foco na construção de marcas fortes, capazes de gerar confiança e fidelidade, e no desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes, visando a ampliação da competitividade e o fortalecimento das relações entre produtores e consumidores. A pesquisa atingiu seu objetivo ao identificar fatores e propor estratégias para fortalecer as cooperativas, aumentando sua competitividade e impacto social.
Abstract: The present article delves into understanding consumers' preferences and perceptions regarding products from agricultural cooperatives in Naviraí-MS, a topic of great relevance for strengthening the cooperative sector. As for the methodological procedures, a mixed approach was adopted, combining a literature review with quantitative and qualitative analysis. The research included 74 participants who responded to a questionnaire with both open-ended and closed-ended questions. The study aimed to analyze the complex relationship between consumption, brand identification, and the consolidation of cooperative products in the local market. It highlighted the importance of understanding consumer expectations and identifying the factors influencing their purchasing choices, particularly concerning products from cooperatives. The main objective was to map opportunities and challenges for cooperatives, focusing on building strong brands capable of generating trust and loyalty, and developing effective marketing strategies to enhance competitiveness and strengthen relationships between producers and consumers. The research achieved its objective by identifying key factors and proposing strategies to strengthen cooperatives, increasing their competitiveness and social impact.
Palavras-chave: Cooperativismo
Percepção dos consumidores
Valorização de marca
Naviraí.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10517
Data do documento: 2024
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