Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10451
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONSUMO E ENDIVIDAMENTO ENTRE JOVENS DE NAVIRAÍ: Um Estudo sobre Comportamento Financeiro e Influências Digitais
Autor(es): VITÓRIA DIAS DOS SANTOS
Primeiro orientador: AGNALDO ANTONIO DOS SANTOS
Resumo: Este artigo analisa os padrões de consumo que podem contribuir para o endividamento dos jovens na cidade de Naviraí (MS). Deste modo, a pesquisa aborda o aumento significativo desse endividamento, influenciado pelo consumo impulsivo e pela exposição a mídias sociais. O principal objetivo é identificar as causas e consequências do endividamento, sugerindo assim estratégias de mitigação. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, aplicando questionários a 193 jovens, por meio do qual foram coletados dados sobre renda, gastos e uso de crédito, além de explorar percepções de experiências individuais sobre o tema. Os resultados indicam que muitos jovens realizam compras por impulso, frequentemente utilizando cartões de crédito e compras online, sem considerar as consequências financeiras a longo prazo. Aqueles com rendas mais baixas ou instáveis demonstram maior dependência de crédito, aumentando o risco de endividamento. A influência das mídias nos dias atuais se destaca, pois o consumo é incentivado por publicidades direcionadas e promoções atraentes, o que intensifica a tentação de gastos impulsivos.
Abstract: This article analyzes the consumption patterns that can contribute to the debt of young people in the city of Naviraí (MS). In this way, the research addresses the significant increase in this debt, influenced by impulsive consumption and exposure to social media. The main objective is to identify the causes and consequences of debt, thus suggesting mitigation strategies. A quantitative methodology was used, applying quantitative questionnaires to 193 young people, through which data on income, expenses and use of credit were collected, in addition to exploring perceptions of individual experiences on the topic. The results indicate that many young people make impulse purchases, often using credit cards and online purchases, without considering the long-term financial consequences. Those with lower or unstable incomes demonstrate greater dependence on credit, increasing the risk of debt. The influence of media nowadays stands out, as consumption is encouraged by targeted advertising and attractive promotions, which intensifies the temptation for impulsive spending.
Palavras-chave: Endividamento
Jovens
Padrões de Gastos
Finanças Pessoais.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10451
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6725.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.