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dc.creatorMAX PEREIRA CARDOSO-
dc.date.accessioned2024-12-04T16:54:44Z-
dc.date.available2024-12-04T16:54:44Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10303-
dc.description.abstractModern education is constantly seeking innovative methods to make teaching more dynamic and accessible, especially in Geography. This paper aims to explore the use of models as a teaching tool to facilitate the understanding of relief and altimetry, exemplified by the construction of a model of the municipality of Miranda/MS. To this end, planning and model making procedures were carried out, linking theory and practice through the choice of materials and hypsometric representation, aiming to facilitate the understanding of geographic concepts, stimulating the interaction of students with the content. The model is an effective resource to connect geographic knowledge to the reality of students, providing meaningful and active learning. The data obtained allowed the development of a teaching plan to assist teachers during Geography classes. Therefore, this material will help students to understand the altimetric aspects of the region where they live, and will serve as a basis for future work.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecurso Didático-
dc.subjectEnsino de Geografia-
dc.subjectMaquete.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleUSO DA MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ELISANGELA MARTINS DE CARVALHO-
dc.description.resumoA educação moderna busca continuamente métodos inovadores para tornar o ensino mais dinâmico e acessível, especialmente na Geografia. Propõe-se, neste trabalho, explorar o uso de maquetes como ferramenta didática para facilitar a compreensão do relevo e altimetria, exemplificada pela construção de uma maquete do município de Miranda/MS. Para isso, foram realizados procedimentos de planejamento e confecção de maquete, ligando teoria e prática por meio da escolha de materiais e representação hipsométrica, visando facilitar a compreensão de conceitos geográficos, estimulando a interação dos alunos com os conteúdo. A maquete é um recurso eficaz para conectar conhecimentos geográficos à realidade dos estudantes, proporcionando um aprendizado significativo e ativo. Os dados obtidos permitiram a elaboração de um roteiro didático visando o auxílio de professores durante as aulas de Geografia. Portanto, esse material auxiliará os alunos a conhecerem os aspectos altimétricos da região onde vivem, e servirá de base para trabalhos futuros.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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