Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Janaina Nogueira Maia-
dc.date.accessioned2024-12-03T19:00:19Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.isbn978-85-7613-688-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10240-
dc.description.abstractThe present work, entitled NO SEU CHÃO, NO SEU LUGAR, NA SUA CULTURA: children from the Pantanal who are protagonists of their lives in the school context, analyzes the children's cultures of these children as protagonists of their stories in the school context and is intertwined in verifying how peer cultures and interpretive reproduction occur and how their elements are shared, listening to them in their contexts; It also seeks to understand how they, in sharing their actions and in their interactions, produce culture, as well as identifying the re (creations) and their appropriations in children's games. Studies with children have proved to be a powerful research strategy to describe their interpersonal exchanges and have the possibility of understanding the way they produce, assimilate, interpret and reproduce culture. The theoretical support that underlies this work is the Sociology of Childhood, with a qualitative approach from the methodological point of view, it is an ethnographic investigation and the and the methodological resources of the research that made it possible to achieve the objectives are: participant observation, field notebook, photographs and the conversation circle with the children, subjects of the research. The empirical field of the research is the municipality of Aquidauana, in the interior of Mato Grosso do Sul/MS, and the investigation takes place at the Polo Pantaneira Municipal School - "Taboco Farm", involving the 46 children who study in Elementary School I. The results show that the children's cultures of the Pantanal children are permeated by four structuring axes: Interactivity, the Reiteration, the Fantasy of the Real and the Playfulness and are captured from the voices of the children, understood in this work as manifestations and participation of children in their school context, crossed by the actions and conceptions of the children in relation to their lives from the production of their culture/s, through Sharing, Commitment, Own Language and Imagination, these being the social practices of the of the Pantanal children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofNO SEU CHÃO, NO SEU LUGAR, NA SUA CULTURA: CRIANÇAS PANTANEIRAS PROTAGONISTAS DE SUAS VIDAS NO CONTEXTO ESCOLARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCrianças Pantaneiraspt_BR
dc.subjectCulturas Infantispt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectContexto Escolarpt_BR
dc.titleNo seu chão, no seu lugar, na sua cultura: crianças pantaneiras protagonistas de suas vidas no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeOn their floor, in their place, in their culture: "pantaneiras" children protagonists in their lives in the school contextpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA presente obra, intitulada NO SEU CHÃO, NO SEU LUGAR, NA SUA CULTURA: crianças pantaneiras protagonistas de suas vidas no contexto escolar, analisa as culturas infantis dessas crianças como protagonistas de suas histórias no contexto escolar e se entrelaça em verificar como as culturas de pares e a reprodução interpretativa ocorrem e, como seus elementos são compartilhados, escutando-as em seus contextos; busca também, compreender como elas, em compartilham suas ações e nas suas interações produzem cultura, bem como, identificar as re (criações) e suas apropriações nas brincadeiras infantis. Os estudos com criança tem-se revelado uma estratégia de investigação poderosa para descrever suas trocas interpessoais e tem a possibilidade de entender a forma como produzem, assimilam, interpretam e reproduzem cultura. O suporte teórico que fundamenta esse trabalho é a Sociologia da Infância, com abordagem qualitativa do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação etnográfica e os recursos metodológicos da pesquisa que viabilizaram a consecução dos objetivos são: a observação participante, caderno de campo, fotografias e a roda de conversa com as crianças, sujeitos da pesquisa. O campo empírico da pesquisa é o município de Aquidauana, interior do Mato Grosso do Sul/MS, e a investigação se dá na Escola Municipal Polo Pantaneira - “Fazenda Taboco”, envolvendo as 46 crianças que estudam no Ensino Fundamental I. Os resultados evidenciam que as culturas infantis das crianças pantaneiras são permeadas por quatro eixos estruturantes: a Interatividade, a Reiteração, a Fantasia do Real e a Ludicidade e, são captadas a partir das vozes das crianças, entendidas nesta obra como manifestações e participação infantil em seu contexto escolar, atravessadas pelas ações e concepções das crianças em relação às suas vidas a partir da produção de sua/s cultura/s, por meio do Compartilhamento, Comprometimento, Linguagem Própria e Imaginação, sendo estas as práticas sociais das crianças pantaneiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Ruralpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NO SEU CHÃO, NO SEU LUGAR, NA SUA CULTURA.pdf22,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons