Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10192
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | JUCICLÉIA BRITO PEDROSA | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T11:55:47Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T11:55:47Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10192 | - |
dc.description.abstract | The research focuses on school education in a non-Indigenous context in the city of Naviraí-MS. The aim was to present the importance of this education in an urban environment as a tool for valuing Indigenous culture and identity. From this perspective, the specific objectives were: to present the need for ongoing training for teachers working in this scenario; to discuss issues of Indigenous school education based on the listed bibliographic references; to identify the challenges of the non-Indigenous school context for Indigenous children based on the author's experiential accounts. The methodology used was a bibliographic research, containing a record in reports of the experiences lived by the author, who is part of the Tutorial Education Program (PET) and participates in the Indigenous Education Project from the city's Education Department. Thus, a discussion was elaborated bringing together the theoretical production of the theme and the registered experiences that served as a basis for the discussion of the theme in the research. As results, it can be verified that there is an urgent need for training for teachers who work with Indigenous children in urban school classrooms; it was noticed that Indigenous children, although enrolled, do not feel included in non-Indigenous schools and it was also possible to perceive that in the context of the urban village the children are more participatory and active in the school activities that take place there. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. Educação Escolar Indígena. Políticas Indigenistas. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO NO MUNICIPIO DE NAVIRAÍ-MS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CLEIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA | - |
dc.description.resumo | Trabalho de conclusão de cursoA pesquisa trata-se da educação escolar no contexto não indígena na cidade de Naviraí-MS. O objetivo foi apresentar a importância desta educação no ambiente urbano como instrumento de valorização da cultura e identidade indígena. Nesta perspectiva, os objetivos específicos foram: apresentar a necessidade de formação continuada para professores que atuam neste cenário; discutir questões da educação escolar indígena a partir do referencial bibliográfico elencado; identificar os desafios do contexto escolar não indígena para crianças indígenas com base nos relatos de experiências da autora. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, contendo o registro em relatórios das experiências vivenciadas pela autora, que integra no Programa de Educação Tutorial (PET) e participante do Projeto de Educação Indígena da gerência de Educação da cidade. Assim foi elaborada uma discussão trazendo a produção teórica do tema e as experiências registradas que serviram como base para a discussão da temática na pesquisa. Como resultados pode se verificar que há urgência de formação para os professores que atuam com crianças indígenas nas salas de aulas de escolas urbanas; percebeu-se que as crianças indígenas, apesar de matriculadas, não se sentem incluídas em escolas não indígena e ainda foi possível perceber que no contexto da aldeia urbana as crianças são mais participativas e ativas nas atividades escolares que lá acontecem. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.