Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SAMUEL DE SOUZA CHAVES | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T19:59:02Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T19:59:02Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10169 | - |
dc.description.abstract | This article addresses issues related to music from the beginning to contemporary times. Therefore, field research was carried out with the participation of five teachers from the Education Network in the state of Mato Grosso do Sul, using an online form and using a consultation of articles and laws related to the topic. Therefore, we discuss the relevance ofmusic as a pedagogical resource for the child's complete growth. Music encourages cognitive, emotional and social skills, in addition to encouraging creative and sensitive artistic expressions from the first years of life.In this context, musicalization can exert positive influences on the learning process, as well as strengthening the emotional bond between the child and the school environment. The results show that teachers seek to highlight the importance of including music in the classroom.The use of this tool should be encouraged through ongoing teacher training, appreciation of the work environment and active teaching methodologies. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musicalidade | - |
dc.subject | Desenvolvimento Integral | - |
dc.subject | Alfabetizar e letrar com música. | - |
dc.subject.classification | Letras | pt_BR |
dc.title | A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO LETRADA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA | - |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda questões relacionadas à música desde os primórdios até a contemporaneidade. Por esse motivo, foi realizada uma pesquisa de campo que contou com a participação de cinco professoras da Rede de Ensino do estado de Mato Grosso do Sul, a partir de um formulário online e a utilização de uma consulta de artigos e leis relacionadas ao tema. Portanto, discutimos a relevância da música como recurso pedagógico para o crescimento completo da criança. A música incentiva as competências cognitivas, emocionais e sociais, além de incentivar expressões criativas e sensíveis às expressões artísticas desde os primeiros anos de vida. Neste contexto, a musicalização pode exercer influências positivas no processo de aprendizagem, bem como fortalecer o vínculo afetivo entre a criança e o ambiente escolar. Os resultados mostram que os professores buscam salientar a importância de inserir a música em sala de aula. O uso dessa ferramenta deve ser estimulado a partir de formações continuadas dos professores, valorização do ambiente de trabalho e das metodologias ativas de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2352.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.