Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARCIO GUSTAVO RIOS ROBLE-
dc.date.accessioned2024-12-02T18:06:59Z-
dc.date.available2024-12-02T18:06:59Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10145-
dc.description.abstractThis paper addresses the theme of Autism Spectrum Disorder (ASD). The following objectives were defined to develop this research: to identify the origin of autism studies; to understand the role of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) in the diagnosis and characterization of ASD and to analyze the possibilities of practices based on the socio-historical-cultural approach. A bibliographic research was conducted to deepen the understanding of ASD and how the socio-historical-cultural approach can assist teachers in school relationships. It is concluded that the child with ASD, like all human beings, needs interactions with others to effectively develop. Therefore, it is believed that in schools, the socio-historical-cultural approach provides important theoretical-methodological contributions to the learning and socialization of the child with ASD.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
dc.subjectMediação Pedagógica-
dc.subjectDSM.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA AUTISTApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1KELLYS REGINA RODIO SAUCEDO-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram definidos os seguintes objetivos para desenvolver essa pesquisa: identificar a origem dos estudos sobre o autismo; entender o papel do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) para o diagnóstico e a caracterização do TEA; analisar possibilidades de práticas baseadas na abordagem sócio-histórica-cultural. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica para aprofundar o conhecimento sobre o TEA e a maneira como a abordagem sócio-histórico-cultural pode auxiliar o professor nas relações escolares. Conclui-se, que a criança com TEA, assim como todo ser humano, necessita das trocas com o outro para desenvolver-se efetivamente. Portanto, acredita-se que nas escolas a abordagem sócio-histórico-cultural possui importantes aportes teórico-metodológicos para a aprendizagem e a socialização da criança com TEA.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11976.pdf151,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.