Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MARCIO GUSTAVO RIOS ROBLE | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T18:06:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T18:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10145 | - |
dc.description.abstract | This paper addresses the theme of Autism Spectrum Disorder (ASD). The following objectives were defined to develop this research: to identify the origin of autism studies; to understand the role of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) in the diagnosis and characterization of ASD and to analyze the possibilities of practices based on the socio-historical-cultural approach. A bibliographic research was conducted to deepen the understanding of ASD and how the socio-historical-cultural approach can assist teachers in school relationships. It is concluded that the child with ASD, like all human beings, needs interactions with others to effectively develop. Therefore, it is believed that in schools, the socio-historical-cultural approach provides important theoretical-methodological contributions to the learning and socialization of the child with ASD. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
dc.subject | Mediação Pedagógica | - |
dc.subject | DSM. | - |
dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA AUTISTA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | KELLYS REGINA RODIO SAUCEDO | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram definidos os seguintes objetivos para desenvolver essa pesquisa: identificar a origem dos estudos sobre o autismo; entender o papel do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) para o diagnóstico e a caracterização do TEA; analisar possibilidades de práticas baseadas na abordagem sócio-histórica-cultural. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica para aprofundar o conhecimento sobre o TEA e a maneira como a abordagem sócio-histórico-cultural pode auxiliar o professor nas relações escolares. Conclui-se, que a criança com TEA, assim como todo ser humano, necessita das trocas com o outro para desenvolver-se efetivamente. Portanto, acredita-se que nas escolas a abordagem sócio-histórico-cultural possui importantes aportes teórico-metodológicos para a aprendizagem e a socialização da criança com TEA. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
11976.pdf | 151,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.