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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | KARINY DA SILVA SARAIVA | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:34:53Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T12:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10037 | - |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic period brought difficulties to Brazilian education, especially for children who experienced this school phase at a crucial time for the systematization of literacy and the literacy process. In view of this, this research sought to understand the “debts” left over from the pandemic period and how these difficulties affected children's learning in relation to reading and writing. The specific objectives of the work were: i) to verify the levels of reading and writing skills of 5th grade students at a public school in the municipality of Naviraí-MS, who started literacy during the Covid-19 pandemic; ii) to ascertain the strategies adopted by the school and the teacher to minimize the students' learning difficulties. The research is qualitative-descriptive in nature and data was collected through classroom observations and analysis of the text production activities of 5th grade students. The results show that the initial difficulties in appropriating written language persist until the end of the early years, since social distancing has prevented the necessary interventions by the literacy teacher so that the children can advance in their knowledge of spelling, punctuation, text segmentation, textual genres and their discursive aspects. It can be said that the “debts” owed to 5th graders are related to the lack of opportunities to fully experience literacy, through involvement in social reading and writing practices that would help them become competent readers and writers. These students face reading and writing difficulties that can only be overcome by encouraging reading, textual production and reflection on language, with the constant mediation and didactic intervention of the teacher. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | - |
dc.subject | Letramento | - |
dc.subject | Pós-pandemia | - |
dc.subject | Dívidas. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | AS "DÍVIDAS" COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO PÓS-PANDEMIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA | - |
dc.description.resumo | O período de pandemia de Covid-19 trouxe dificuldades para a educação brasileira, especialmente para as crianças que vivenciaram essa fase escolar em um momento crucial para a sistematização da alfabetização e do processo de letramento. Diante disso, esta pesquisa buscou compreender as “dívidas” que ficaram do período pandêmico e como essas dificuldades afetaram a aprendizagem das crianças em relação à leitura e escrita. Os objetivos específicos do trabalho foram: i) verificar os níveis das habilidades de leitura e escrita de alunos de um 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Naviraí-MS, que iniciaram a alfabetização durante a pandemia de Covid-19; ii) averiguar as estratégias adotadas pela escola e pela professora para minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo e a coleta de dados foi realizada por meio de observações em sala de aula e análise das atividades de produção de textos dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram que as dificuldades iniciais de apropriação da língua escrita persistem até o final dos anos iniciais, uma vez que o distanciamento social impediu as intervenções necessárias do professor alfabetizador para que as crianças pudessem avançar em conhecimentos sobre ortografia, pontuação, segmentação de textos, gêneros textuais e seus aspectos discursivos. Pode-se afirmar que as “dívidas” com os alunos do 5° ano estão relacionadas à falta de oportunidades de vivenciar o letramento de maneira plena, por meio do envolvimento com práticas sociais de leitura e escrita que os ajudassem a se tornarem leitores e escritores competentes. Esses estudantes enfrentam dificuldades de leitura e escrita que só podem ser superadas com incentivo à leitura, produção textual e reflexão sobre a língua, com a constante mediação e intervenção didática do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
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