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metadata.dc.type: Tese
Title: Implicações de avaliações oficiais em práticas docentes: o que dizem professores de uma região de Mato Grosso do Sul
Authors: Neves, Késia Caroline Ramires
Abstract: Este trabalho apresenta resultados de pesquisa quali-quantitativa e teve como objetivo investigar os impactos das avaliações oficiais que têm ocorrido em práticas docentes, mais especificamente, os impactos motivados ou resultantes de uma violência simbólica. As avaliações oficiais que foram analisadas nesta pesquisa são aquelas aplicadas em Mato Grosso do Sul, assim como os professores investigados são dessa região. Para tanto, utilizou-se de um questionário aplicado a 182 professores de 24 escolas de 6 cidades sul-mato-grossenses. A intenção foi coletar quais impactos esses professores percebem, ou vivenciam, ou realizam em função das avaliações oficiais aplicadas nas escolas. O questionário também teve como finalidade identificar indícios de violência simbólica em ações voltadas às avaliações oficiais. Os dados coletados pelo questionário foram confrontados com resultados de revisão bibliográfica, análise de conteúdo e análise documental da área de sociologia da educação e avaliação educacional. Verificou-se, por meio da análise qualitativa, que uma boa parcela de professores vivencia a violência simbólica e modifica a sua prática em função das avaliações oficiais. Também foi confirmada, segundo análise estatística, a associação entre o índice de violência simbólica e o índice de impactos na prática docente em contextos relacionados às avaliações oficiais. Isso revelou à pesquisa que, quando há o aumento do índice de violência simbólica, há o aumento do índice de impactos na prática docente. Com essa conclusão e com todos os impactos que foram identificados, este trabalho pretende colaborar com as discussões sobre as avaliações oficiais e as práticas docentes, sobretudo ao sinalizar indícios de violência simbólica que potencializam as ações voltadas a esses tipos de avaliações.
ABSTRACT - This study presents the results of a quantitative and qualitative research and had the objective to investigates the impacts of official evaluations that has been happen on teaching practice, more specifically, the motivated or the resulting impacts of a symbolic violence. The official evaluations that had been analyzed on this research are the ones applied on Mato Grosso do Sul, as the teachers investigated in this region. Therefore, was utilized a questionnaire applied on 182 teachers of 24 schools from 6 cities of Mato Grosso do Sul. The intention was to collect which are the impacts these teachers realize, or experience, or perform due the official evaluations applied on the schools. The questionnaire also had the finality to identify the evidences of symbolic violence in actions focused on official evaluations. The collected data from the questionnaire were confronted with the results of literature review, content analysis and documentary analysis in the area of sociology education and education evaluation. It was found, through qualitative analysis, that a good portion of the theachers experience symbolic violence and modify their practice due the official evaluations. It was also confirmed, according statistc analysis, the association between the index of symbolic violence and the index of teaching practice impact to related context of offical evaluations. This revealed to the research that, when there is an increase on the index of symbolic violence, there is an increase on the index of teaching practice impact. With this conclusion and with all the identified impacts, the study intends to collaborate with the discussions about the official evaluations and the teaching practice, above all to signal the symbolic violence evidences that potentiate the actions focused to these kinds of evaluations.
Keywords: Contribuição de Melhoria
Educação
Professores - formação
Special Assessments
Education
Teachers - in-service training
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/2797
Issue Date: 2016
Appears in Collections:INMA - Teses e dissertações defendidas em outras instituições

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