Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTiemy Patrocinio Goncalves-
dc.date.accessioned2024-11-22T19:26:53Z-
dc.date.available2024-11-22T19:26:53Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9821-
dc.description.abstractThis research analyzes the influence of Catholic Church sacred iconography on the moral and social formation of the Middle Ages, emphasizing the pedagogical use of sacred images as teaching tools. The study investigates how the Church utilized visual representations to disseminate moral values in a largely illiterate society, consolidating behavioral standards that shaped the collective imagination. Through an iconological analysis, the research examines two key representations: the bronze sculpture “Gates of Bern” (10th–11th centuries), located at the door of St. Michael's Cathedral, and the wall painting “Tree of Sin” (15th century) in St. Ethelber's Church. These artworks illustrate theological discourses and the prevailing mentality of the time. The selection of these images highlights how themes of sin theology were visually articulated to strengthen memory and devotion among the faithful, reinforcing a pedagogical system focused on moral orientation. The study applies Erwin Panofsky's iconographic analysis method (1991), structured on three levels: pre-iconographic description, iconographic analysis,and iconological interpretation. This methodology facilitates the interpretation of the symbolic and cultural content of sacred images and their pedagogical function in medieval education. The findings reveal that sacred iconography not only depicted moral transgressions but also reinforced Christian values and norms. It served as a didactic tool in a society deeply influenced by clerical authority. Beyond their aesthetic value, these sacred images played a crucial role in shaping the medieval collective imagination and contributed to the Church's religious and cultural hegemony.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIconografias Sacras-
dc.subjectEducação Medieval-
dc.subjectTeologia dos Pecados-
dc.subjectFormação Moral-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAS ICONOGRAFIAS MORALIZANTES DA IGREJA CATÓLICA E O ENSINO MEDIEVAL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS IMAGENS SACRAS NA FORMAÇÃO SOCIAL E MORAL NA IDADE MÉDIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VANESSA DOS SANTOS BODSTEIN BIVAR-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a influência das iconografias sacras da Igreja Católica na formação moral e social do medievo, bem como o uso pedagógico das imagens sacras como ferramentas de ensino ao longo da Idade Média. O estudo foca em como a Igreja utilizou imagens para disseminar valores morais em uma sociedade amplamente iletrada e consolidou normas de conduta que moldaram o imaginário coletivo. Mediante análise iconológica, o trabalho examina duas representações imagéticas: a escultura em bronze intitulada “Bernward Doors” datada do século X e XI, localizada na porta da Catedral de S. Miguel; e a pintura parietal “Árvore do Pecado” produzida na parede da Igreja de St. Ethelber no século XV, que demonstram os discursos teológicos e a mentalidade da época. A escolha dessas imagens permite observar como os temas da teologia dos pecados foram visualmente articulados para fortalecer a memória e a devoção dos fiéis, reforçaram um sistema pedagógico centrado na formação da memória e na orientação moral da sociedade medieval. A pesquisa segue o método de análise iconográfica de Erwin Panofsky (1991), que organiza a investigação em três níveis: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconológica. Essa metodologia possibilita a interpretação do conteúdo simbólico e cultural das imagens sagradas e sua função pedagógica na educação medieval, facilita o entendimento de como a Igreja Católica estruturou seu discurso para orientar comportamentos e consolidar sua autoridade espiritual e material. A análise revela que, ao representarem as transgressões morais, as iconografias sacras reforçaram valores e normas cristãs e serviam como suporte didático em uma sociedade organizada em torno da influência clerical. Essas imagens sagradas, para além da estética, consolidaram-se como ferramentas de ensino que moldaram o imaginário coletivo medieval e contribuíram para a hegemonia religiosa da época.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (FACH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
10583.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.