Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUILHERME ALEXANDRE OLIVEIRA SILVA-
dc.date.accessioned2024-11-22T17:42:50Z-
dc.date.available2024-11-22T17:42:50Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9816-
dc.description.abstractBased on the importance of the Demographic Census for defining government actions in favor of a better quality of life for the Brazilian population, the commitment of the following research on the analysis of demographic and social aspects in the 7th year Textbook at the state school Coronel José Alves Ribeiro , focuses on observing the topic covered in the textbook published by Moderna, titled Araribá Mais Geografia, in addition to the analysis, some solutions were set as an objective for a better teaching methodology, given that the work presents the topic in a simplified. The methodology applied occurred with readings on the topic and, mainly, reading in the chapter that dealt with social and demographic data present in the textbook from the publisher Moderna titled: Araribá Mais Geografia, after which classes were prepared based on data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics, where the procedure was focused on the most recent IBGE data. In this way, the results on the didactic work provided to schools, after analysis, showed that the content cited in the textbook is not completely effective, as they address the topic in a summarized way and with data exposed from Brazil as a whole, excluding the particularities of each Brazilian State. Keywords: Demographic Census; Brazilian Institute of Geography and Statistics; textbook; methodology.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenso Demográfico-
dc.subjectInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística-
dc.subjectlivro didático-
dc.subjectmetodologia.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAnálise dos aspectos demográficos e sociais no Livro Didático do 7º ano na escola estadual Coronel José Alves Ribeiro: Reflexões sobre representações e abordagenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GUSTAVO DA SILVA-
dc.description.resumoCom base na importância do Censo Demográfico para as definições de ações governamentais a favor da melhor qualidade de vida da população brasileira, o compromisso da seguinte pesquisa sobre a análise dos aspectos demográficos e sociais no Livro Didático do 7º ano na escola estadual Coronel José Alves Ribeiro, tem como foco na observação do tema abordado no livro didático da editora Moderna, titulada como Araribá Mais Geografia, além da análise foram postos como objetivo algumas soluções para uma melhor metodologia de ensino, haja vista que a obra apresenta o tema de maneira simplificada. A metodologia aplicada ocorreu com leituras sobre o tema e, principalmente, leitura no capitulo que tratava dos dados sociais e demográficos presentes no livro didático da editora Moderna titulada como: Araribá Mais Geografia, após isso foram elaboradas aulas com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde o procedimento esteve focado nos dados mais recentes do IBGE. Dessa maneira, os resultados sobre a obra didática fornecida para as escolas, após análise, evidenciaram que o conteúdo citado no livro didático não é totalmente eficaz, por conta que abordam o tema de maneira resumida e com dados expostos do Brasil como um todo, excluindo as particularidades de cada Estado brasileiro. Palavras-chaves: Censo Demográfico; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; livro didático; metodologia.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
18684.pdf967,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.