Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9792
Tipo: | Outros |
Título: | OS DESAFIOS ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE |
Autor(es): | PÂMELLA CRISTINA DA SILVA MONTIEL |
Primeiro orientador: | JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO |
Resumo: | Este texto se refere ao estudo dirigido na Atividade Orientada de Ensino e, se refere ao texto: Ensinar – Aprender: Desafios atuais da profissão Docente. O presente estudo tem como objetivo propor uma breve discussão e reflexão sobre os desafios da profissão docente a produção acadêmica sobre formação/trabalho docente está em destaque, mas não influencia muito a prática dos professores. Isso ocorre porque as pesquisas não questionam o formato escolar vigente nem abordam desafios enfrentados pelos docentes no dia a dia. Propõe alguns desses desafios: a desconstrução do formato escolar vigente, a superação da homogeneização e a ênfase na diferenciação pedagógica, o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, a afirmação de uma visão ampla e multidimensional dos currículos e a promoção de um modelo de formação docente de colaboração entre universidades e escolas de ensino básico. Formação e desenvolvimento profissional de professores, identidade docente e qualidade da educação são temas centrais na área de educação. Investigações demonstram que essas questões são cada vez mais importantes, com muitas pesquisas, publicações e eventos acadêmicos dedicados a elas. Professores bem preparados são essenciais para melhorar a educação. Palavras-chave: Profissão docente, Mediador, Processo ensino-aprendizagem. |
Abstract: | Este texto hace referencia al estudio realizado en la Actividad Docente Orientada y hace referencia al texto: Enseñanza – Aprendizaje: Retos actuales de la profesión Docente. El presente estudio tiene como objetivo proponer una breve discusión y reflexión sobre los desafíos de la profesión docente en la formación/trabajo docente, pero no influye mucho en la práctica docente. Esto se debe a que la investigación no cuestiona el formato escolar actual ni aborda los desafíos que enfrentan los docentes a diario. Propone algunos de estos desafíos: la deconstrucción del formato escolar actual, la superación de la homogeneización y el énfasis en la diferenciación pedagógica, el desarrollo de la curiosidad epistemológica, la afirmación de una visión amplia y multidimensional de los currículos y la promoción de un modelo colaborativo de formación docente entre universidades y escuelas de educación básica. La formación y el desarrollo profesional docente, la identidad docente y la calidad de la educación son temas centrales en el área de educación. Las investigaciones muestran que estos temas son cada vez más importantes, con muchos estudios de investigación, publicaciones y eventos académicos dedicados a ellos. Unos docentes bien preparados son esenciales para mejorar la educación. Palabras clave: Profesión docente, Mediador, Proceso de enseñanza-aprendizaje. |
Palavras-chave: | Palavras-chave: Profissão docente Mediador Processo ensino-aprendizagem. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9792 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
16451.pdf | 169,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.