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dc.creatorLÍBERO PASSADOR NETO-
dc.date.accessioned2024-10-29T13:11:28Z-
dc.date.available2024-10-29T13:11:28Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9643-
dc.description.abstractHigher Education Institutions (HEIs) have experienced significant growth in adopting Distance Education (DE) and Distance Learning (DL), driven by the Covid-19 pandemic. This emerging scenario poses critical challenges, and when digital technologies are used to supervise students, teachers and tutors adjust their practices to improve their presence in the teaching-learning process, in order to regard the security and integrity of online assessments. The main objective of this study was to investigate and develop a systematic approach to ensure the security and integrity of online evaluations conducted in the Virtual Learning Environment (VLE), a web-based platform for digital courses at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), hereafter referred to as VLE-UFMS. To achieve this goal, a literature review was conducted to identify currently implemented security mechanisms and practices in VLEs, particularly online academic supervision tools. Based on this review, an adaptable strategy was proposed, designed to integrate the specific needs of UFMS and potentially applicable to other HEIs using similar platforms. After case studies monitored at AVA-UFMS, the expected final outcome was the development of an integrated model in VLE-UFMS that incorporates existing open-source software solutions, aiming to guarantee the safe and efficient execution of online assessments. This proposal guarantees greater security and efficiency in online assessments in the VLE.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem, Segurança nas provas on-line, Educação a Distância e Ferramenta de supervisão acadêmica on-line-
dc.titleDesafios na Segurança de Avaliações on-line em Ambientes Virtuais de Aprendizado: um Estudo de Caso no AVA-UFMSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcelo Augusto Santos Turine-
dc.description.resumoAtualmente, há um crescente aumento de cursos na modalidade de ensino de Educação à Distância - EaD nas Instituições de Ensino Superior - IES, impulsionadas pela pandemia da Covid-19 e pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Esse cenário apresenta desafios, especialmente relacionados à segurança e integridade das avaliações de aprendizagem online. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar, desenvolver e propor um método sistemático para assegurar a segurança e a integridade das avaliações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, intitulado AVA-UFMS. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma revisão da literatura com o intuito de identificar os mecanismos e as práticas de segurança já implementados em AVAs disponíveis nacional e internacionalmente. Com base nesta revisão, foi proposto um modelo adaptável, desenhado para integrar e atender às necessidades específicas da UFMS e potencialmente aplicável a outras IES que utilizem plataformas similares. Espera-se como resultado a elaboração de um modelo integrado ao AVA-UFMS que incorpore soluções de software livre, visando garantir a realização de avaliações online de forma segura e eficiente. Após os estudos de caso monitorados no AVA-UFMS, foi proposto um modelo integrado a fim de combinar ferramentas de supervisão acadêmica online com práticas inovadoras de segurança digital, estabelecendo um equilíbrio entre a integridade das avaliações e a flexibilidade requerida pelo ensino à distância. A implementação deste modelo servirá como referência para outras instituições que enfrentam desafios similares, promovendo um ambiente de aprendizagem online mais seguro e confiável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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