Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9622
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância de se trabalhar as diferenças de raça na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Sandra Bento da |
Primeiro orientador: | Cunha, Fátima Cristina Duarte Ferreira |
Resumo: | A miscigenação é um elemento essencial na formação do Brasil, com diversas raças participando da construção do país desde a colonização. Apesar da diversidade racial, ainda persistem preconceitos contra grupos étnicos como indígenas e negros, devido ao eurocentrismo que coloca a raça branca como superior. Esse preconceito muitas vezes está enraizado em lares, sendo reproduzido por crianças que observam e imitam comportamentos discriminatórios. Por isso, é fundamental que as instituições de ensino abordem a diversidade cultural desde a infância, para conscientizar as crianças. Este artigo visa destacar a importância de trabalhar questões raciais na Educação Infantil, fornecendo conceitualizações, dispositivos legais e estratégias para lidar com a racialidade na sala de aula. A promoção da igualdade e da justiça social na Educação Infantil é crucial para um ambiente educacional inclusivo desde cedo. Trabalhar as diferenças de raça com as crianças desde o início contribui para o desenvolvimento do respeito, empatia e reconhecimento da diversidade como um valor positivo, além disso, a desconstrução de estereótipos raciais é fundamental para uma visão crítica e reflexiva sobre questões raciais. Os educadores nesta perspectiva têm a responsabilidade de criar um ambiente que celebre a diversidade racial, preparando as crianças para viverem em uma sociedade plural e justa. Assim, trabalhar essas questões na Educação Infantil vai muito além do aspecto educacional, sendo essencial para a construção de uma sociedade igualitária e inclusiva para as gerações futuras. |
Abstract: | Miscegenation is an essential element in the formation of Brazil, with different races participating in the construction of the country since colonization. Despite racial diversity, prejudices against ethnic groups such as indigenous people and black people still persist, due to Eurocentrism that places the white race as superior. This prejudice is often rooted in homes, being reproduced by children who observe and imitate discriminatory behavior. Therefore, it is essential that educational institutions address cultural diversity from childhood, to raise awareness among children. This article aims to highlight the importance of working on racial issues in Early Childhood Education, providing conceptualizations, legal provisions and strategies for dealing with raciality in the classroom. Promoting equality and social justice in Early Childhood Education is crucial for an inclusive educational environment from an early age. Working on race differences with children from the beginning contributes to the development of respect, empathy and recognition of diversity as a positive value. Furthermore, the deconstruction of racial stereotypes is fundamental for a critical and reflective view of racial issues. Educators from this perspective have a responsibility to create an environment that celebrates racial diversity, preparing children to live in a plural and fair society. Therefore, working on these issues in Early Childhood Education goes far beyond the educational aspect, being essential for building an egalitarian and inclusive society for future generations. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Raças Conscientização |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9622 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Artigo Sandra.pdf | 134,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.