Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFELIPE MARCHI DE QUEIROZ-
dc.date.accessioned2024-09-25T21:04:12Z-
dc.date.available2024-09-25T21:04:12Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9462-
dc.description.abstractThe classroom infrastructure plays a crucial role in the quality of teaching and students' experience. Well-equipped and accessible classrooms provide a more comfortable and efficient environment for learning, directly impacting academic performance. This study aims to analyze the infrastructure of classrooms in the FAENG Block at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The research seeks to identify and classify which criteria impact the perception of classroom infrastructure. To conduct this research, the Classical Test Theory (CTT) was utilized as the basis for a quantitative analysis of the results obtained through questionnaires administered to students. This approach allowed for the evaluation of the questionnaire's reliability and validation of the collected data. The analysis criteria include discrimination index, difficulty index, point biserial, and Cronbach's alpha. The questionnaire results indicate that the availability of parking near classrooms is one of the criteria most mentioned, while the comfort of desks and chairs is often lacking. Classrooms with comfortable furniture are identified as having the best infrastructure. On the other hand, accessibility is not as relevant for evaluation due to its low discrimination index.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuestionário-
dc.subjectTeoria Clássica dos Testes (TCT)-
dc.subjectInfraestrutura-
dc.subjectAnálise Quantitativa-
dc.subjectUniversidade.-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DAS SALAS DO BLOCO FAENG - UFMS UTILIZANDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES (TCT)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ALEXANDRE MEIRA DE VASCONCELOS-
dc.description.resumoA infraestrutura de uma sala de aula desempenha um papel crucial na qualidade do ensino e na experiência dos estudantes. Salas de aula bem equipadas e acessíveis proporcionam um ambiente mais confortável e eficiente para o aprendizado, impactando diretamente o desempenho acadêmico. Este estudo tem como objetivo analisar a infraestrutura das salas do Bloco FAENG da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa visa identificar e classificar quais critérios impactam a percepção da infraestrutura das salas de aula. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a Teoria Clássica dos Testes (TCT) como base para uma análise quantitativa dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados aos estudantes. Esta abordagem permitiu avaliar a confiabilidade do questionário e validar os dados coletados. Os critérios de análise incluem índice de discriminação, índice de dificuldade, ponto bisserial e alfa de Cronbach. Os resultados do questionário mostram que a presença de estacionamento próximo às salas é um dos critérios com maior recorrência, enquanto o conforto das mesas e cadeiras é frequentemente ausente, salas com mesas e cadeiras confortáveis são identificadas como tendo a melhor infraestrutura, enquanto ser ou não acessível não é tão relevante para a avaliação por apresentar um índice de discriminação baixo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
17172.pdf687,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.