Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMARAL, Elenice Kill Dias-
dc.date.accessioned2024-09-25T19:50:56Z-
dc.date.available2022-12-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9458-
dc.description.abstractEm decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil orientado pela preceptora e professora da turma Naiara Pires Costa Bezerra e supervisionado pela Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcolhidapt_BR
dc.subjectPandemia do Covid-19pt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.titlePLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO COVID-19”: um breve relato de experiência no programa de residência pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1BISPO, SILVANA ALVES DA SILVA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198631940473287pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoEm decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil orientado pela preceptora e professora da turma Naiara Pires Costa Bezerra e supervisionado pela Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAGINOVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMS-CPTLpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELENICE KILL DIAS AMARAL.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.