Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARCELO COSTA VALERIANO-
dc.date.accessioned2024-09-10T11:56:28Z-
dc.date.available2024-09-10T11:56:28Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9328-
dc.description.abstractThis work presents a sequence of activities to provide students with contact with non-Euclidean geometries, specifically finite geometries, as a form of a different proposal for the teaching of geometry in elementary school. For this, at, first the basic concepts of modern geometry are presented, as well as some finite geometries with their main concepts and demonstrations. Then it will be shown what reasons involve the need for a different approach in teaching geometry, as well as the benefits of this approach. ending the last chapter with the proposals of activities, involving both the use of Geoboard to create models of finite geometries that will be presented to students and using the game Dobble for a light introduction to projective spaces, especially finite projective planes.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria Finita. Geometria não Euclidiana. Geometria de Fano.-
dc.titleUM OLHAR DIDÁTICO SOBRE A GEOMETRIA FINITApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro Bezerra de Lima-
dc.description.resumoNeste Trabalho é apresentado uma sequência de atividades com o intuito de proporcionar aos alunos um contato com geometrias não-euclidianas, em específico geometrias finitas, como forma de uma proposta diferente ao ensino de geometria no ensino básico. Para tal, em um primeiro momento são apresentados os conceitos básicos da geometria moderna, assim como, algumas geometrias finitas com seus principais conceitos e demonstrações. Em seguida será mostrado quais os motivos que envolvem a necessidade de uma abordagem diferente no ensino de geometria, assim como, os benefícios dessa abordagem. Finalizando o último capítulo com as propostas de atividades, envolvendo tanto o uso do geoplano para a criação de modelos das geometrias finitas que serão apresentadas aos alunos, como utilizando o jogo Dobble para uma leve introdução a espaços projetivos, em especial os planos projetivos finitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Final Marcelo Costa Valeriano PROFMAT.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.