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dc.creatorSilva, Maria Aparecida Fernandes dos Santos da-
dc.date.accessioned2024-09-06T11:22:54Z-
dc.date.available2024-09-06-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9300-
dc.description.abstractThe article discusses the results of a research that sought to explain the trajectory of higher education institutions in Brazil, focusing on inequalities historically accumulated and their consequences for the access and permanence of people belonging to groups socially excluded from academia. The rationale theory was made through bibliographical research and analysis of studies that address the aforementioned themes. The study made it possible to understand and draw a panorama capable of highlight how the higher education institution in Brazil was created from a predominantly hegemonic agenda that exercises the function of preserving spaces academics for the white bourgeois elite. The fact that Affirmative Actions, like quotas, having been implemented slowly and facing stiff resistance is proof that the Brazilian society perpetuates segregating precepts introjected since its origin, therefore making the trajectory of studies of people from the popular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoliticas Afirmativaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.titleTrajetórias exíguas: a história da universidade no Brasil e a exclusão das camadas popularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Giareta, Paulo Fioravante-
dc.description.resumoO artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou explicitar a trajetória da instituição de ensino superior no Brasil, dando enfoque às desigualdades historicamente acumuladas e seus desdobramentos para o acesso e a permanência de pessoas pertencentes aos grupos socialmente excluídos à academia. A fundamentação teórica foi feita através de pesquisa bibliográfica e análise de estudos que abordam os temas supracitados. O estudo possibilitou compreender e traçar um panorama capaz de evidenciar como a instituição de ensino superior no Brasil foi criada a partir de uma agenda predominantemente hegemônica que exerce a função de preservar os espaços acadêmicos para a elite burguesa branca. O fato de as Ações Afirmativas, como as cotas, terem sido implantadas a lentos passos e enfrentar dura resistência é uma prova de que a sociedade brasileira perpetua preceitos segregadores introjetados desde sua origem, tornando curta, portanto, a trajetória de estudos de pessoas provenientes das camadas populares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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