Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8544
Tipo: Dissertação
Título: BULLYING ESCOLAR TRANSFÓBICO: VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Autor(es): MARCELO CIPRIANO DO NASCIMENTO
Primeiro orientador: Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos
Resumo: O bullying transfóbico escolar, pode ser definido como atos constantes de violência, em razão da identidade de gênero da pessoa, ou seja, o indivíduo que nasce com um sexo biológico, mas não se identifica com ele. A presente pesquisa investigou a incidência de bullying transfóbico em ambiente escolar na Escola Municipal Profa. Natalia Moraes de Oliveira, Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. O problema da pesquisa consistiu na avaliação do bullying transfóbico escolar, bem como os mecanismos de identificação, prevenção e assistência na escola. O objetivo foi avaliar o bullying transfóbico na Escola Municipal Profa. Natália Moraes de Oliveira, Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. A metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, exploratória, descritiva, de natureza transversal, buscou descobrir e identificar a exposição entre as “variáveis”, bem como nos que investigam a relação de causalidade entre fenômenos. A justificativa da presente dissertação foi a necessidade de exploração e de compreensão do fenômeno bullying transfóbico escolar na Escola Municipal Profa. Natália Moraes de Oliveira, Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, tendo em vista a dificuldade de instituições de ensino na identificação, no auxílio e principalmente no encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas dessa violência. Os resultados demonstram que 51,4% dos professores presenciaram os atos de ameaça ou de xingamentos em ambiente escolar. Ainda, o estudo revela que 67,6 % dos professores perceberam os atos de bullying transfóbico escolar entre os alunos. Quando questionados sobre a exposição de fotografias dos colegas com a intenção de humilhação, os dados apontam que 83,8% não presenciaram essas atitudes. No quesito de piadas, boatos, mentiras ou comentários com intenção de cometer o bullying, 59,5% responderam que presenciaram esporadicamente. Quando perguntados sobre a divulgação de segredos, informações ou de fotos comprometedoras, 73% da amostra responderam que nunca perceberam. No que tange a exclusão de forma intencional de colegas de grupos de estudos em função da transfobia, 77,8% responderam que nunca perceberam. Ainda, quando questionado se a escola possui acompanhamento para os casos de bullying transfóbico escolar, 57,1% responderam que nunca presenciaram tal assistência. Dessa forma, conclui-se que as escolas, em muitas das vezes, não sabem identificar o bullying transfóbico escolar, logo os professores e gestores escolares não entendem como atuar no combate a essa espécie de violência. Descritores: Bullying. Transfobia. Saúde. Direito de gênero.
Abstract: Transphobic school bullying can be understood as constant acts of violence, due to the person's gender identity, that is, the individual who is born with a biological sex, but does not identify with it. This research investigated the incidence of transphobic bullying in a school environment at Escola Municipal Profa. Natalia Moraes de Oliveira, Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. The research problem consisted of evaluating transphobic school bullying, as well as the mechanisms for identification, prevention and assistance at school. The objective was to evaluate transphobic bullying at Escola Municipal Profa. Natália Moraes de Oliveira, Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. The methodology adopted was a quantitative, exploratory, descriptive approach, of a transversal nature, seeking to discover and identify the exposure between the “variables, as well as those investigating the causal relationship between phenomena . The justification for this dissertation was the need to explore and understand the phenomenon of transphobic school bullying at Escola Municipal Profa. Natália Moraes de Oliveira, Sidrolândia, given the difficulty of educational institutions in identifying, assisting and especially referring children and adolescents who are victims of this violence. The results show that 51.4% of teachers witnessed acts of threat or swearing in a school environment. Furthermore, the study reveals that 67.6% of teachers noticed acts of transphobic school bullying among students. When asked about the display of photographs of colleagues with the intention of humiliation, the data shows that 83.8% did not witness these attitudes. In terms of jokes, rumors, lies or comments intended to commit bullying, 59.5% responded that they witnessed them sporadically. When asked about the disclosure of secrets, information or compromising photos, 73% of the sample responded that they never noticed. Regarding the intentional exclusion of colleagues from study groups due to transphobia, 77.8% responded that they never noticed. Furthermore, when asked whether the school has support for cases of transphobic school bullying, 57.1% responded that they had never witnessed such assistance. Therefore, it is concluded that schools, in many cases, do not know how to identify transphobic school bullying, so teachers and school managers do not understand how to act to combat this type of violence. Descriptors: Bullying. Transphobia. Health. Gender law.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8544
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO DEFESA ENVIAR BANCA 0503.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.