Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | AGNES CRISTINE DUAILIBI VIANA | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T23:52:33Z | - |
dc.date.available | 2024-03-01T23:52:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8471 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é fruto de inquietações pessoais, sociais, políticas e educacionais. Apresenta o percurso de uma pesquisa bibliográfica, efetivada no período de março de 2023 a fevereiro de 2024, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Reconhece a educação escolar como direito social cidadão, mas, dialeticamente, questiona as dinâmicas colonizadoras e excludentes que atingem, historicamente, os percursos escolares das classes trabalhadoras na educação básica. Com essa contextualização, elaborei as perguntas que nortearam a pesquisa: O que é educação popular? Como aconteceu e acontece a educação popular no Brasil? A quais interesses atendem, historicamente, as escolas públicas brasileiras? Quais as suas funções políticas-sociais-educacionais? Essas funções estão sendo cumpridas? Como aproximar os saberes populares dos saberes escolares no exercício da práxis que transforma? A partir dessas perguntas defini como objetivo geral: revisitar as nascentes políticas e históricas da educação popular para problematizar os currículos e as práticas político-pedagógicas de escolas públicas, na busca de ampliar e significar o percurso escolar de famílias das classes trabalhadoras. Os caminhos metodológicos se fizeram com buscas em livros e sites acadêmicos, a partir das palavras-chave, com leituras e fichamentos. Fundamentada em experiências pessoais e familiares, nos estudos realizados e nas reflexões efetivadas, é possível concluir que a educação escolar, como direito constitucional, não tem conseguido assegurar, além do acesso, a permanência em escolas que reconheçam os saberes da educação popular como legítimos, em diálogo com os conhecimentos escolares. Sendo assim, permanecem os altos índices de não aprendizagem, de reprovações e de evasões escolares. A pesquisa efetivada, possibilita afirmar que os saberes e as sabedorias da educação popular, vividos no cotidiano da vida, são fundamentais para significar os percursos escolares, ampliando e fortalecendo a construção de escolas públicas contra-hegemônicas e emancipatórias, pois o encontro do ser, do pensar e do fazer segue sendo um caminho necessário e transformador. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | - |
dc.subject | Escola Pública | - |
dc.subject | Movimentos Sociais | - |
dc.subject | Currículo | - |
dc.subject | Práxis político-pedagógica | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | A educação popular onde falta a escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MIRIAN LANGE NOAL | - |
dc.description.resumo | O presente artigo é fruto de inquietações pessoais, sociais, políticas e educacionais. Apresenta o percurso de uma pesquisa bibliográfica, efetivada no período de março de 2023 a fevereiro de 2024, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Reconhece a educação escolar como direito social cidadão, mas, dialeticamente, questiona as dinâmicas colonizadoras e excludentes que atingem, historicamente, os percursos escolares das classes trabalhadoras na educação básica. Com essa contextualização, elaborei as perguntas que nortearam a pesquisa: O que é educação popular? Como aconteceu e acontece a educação popular no Brasil? A quais interesses atendem, historicamente, as escolas públicas brasileiras? Quais as suas funções políticas-sociais-educacionais? Essas funções estão sendo cumpridas? Como aproximar os saberes populares dos saberes escolares no exercício da práxis que transforma? A partir dessas perguntas defini como objetivo geral: revisitar as nascentes políticas e históricas da educação popular para problematizar os currículos e as práticas político-pedagógicas de escolas públicas, na busca de ampliar e significar o percurso escolar de famílias das classes trabalhadoras. Os caminhos metodológicos se fizeram com buscas em livros e sites acadêmicos, a partir das palavras-chave, com leituras e fichamentos. Fundamentada em experiências pessoais e familiares, nos estudos realizados e nas reflexões efetivadas, é possível concluir que a educação escolar, como direito constitucional, não tem conseguido assegurar, além do acesso, a permanência em escolas que reconheçam os saberes da educação popular como legítimos, em diálogo com os conhecimentos escolares. Sendo assim, permanecem os altos índices de não aprendizagem, de reprovações e de evasões escolares. A pesquisa efetivada, possibilita afirmar que os saberes e as sabedorias da educação popular, vividos no cotidiano da vida, são fundamentais para significar os percursos escolares, ampliando e fortalecendo a construção de escolas públicas contra-hegemônicas e emancipatórias, pois o encontro do ser, do pensar e do fazer segue sendo um caminho necessário e transformador. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
1857.pdf | 229,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.