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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7951
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexão sobre práticas docentes: recurso do Estágio Obrigatório I |
Autor(es): | Albino, Adriana Tiago dos Santos |
Primeiro orientador: | Mwewa, Christian Muleka |
Resumo: | O presente relatório faz reflexões sobre a inclusão escolar de materiais e atividades voltadas para o reconhecimento e valorização das identidades, reconhecendo a diferença e respeitando uns aos outros dentro da sala de aula. Como justificativa faz-se necessário a relevância de obter a visão colaborativa de uma estudante negra, mãe de um filho negro portador de deficiência como futura docente para contribuir na observação e planejamento de aulas focando em diversas subjetividades para agregar uma sala de aula ampla. Foi utilizado como base teórica voltadas para elaboração de atividades, pensamentos e teorias de LANUTI (2022) quando se trata sobre inclusão escolar, MWEWA (2022) e MUNANGA (2022) ao tratar aspectos sobre diversidade, identidade e subjetividade, e, por fim, em relação a letramento e alfabetização SOARES (2003). Contudo, foram apoios essenciais para definir alguns conceitos e auxiliar na compreensão de determinadas concepções quando se trata de buscar meios que englobem uma sala de aula inteira a fim de promover uma educação equitativa e inclusiva para todos. PALAVRAS CHAVE: Educação, inclusão;,identidade; diversidade; |
Abstract: | This report reflects on the school inclusion of materials and activities aimed at recognizing and valuing identities, recognizing differences and respecting each other within the classroom. As a justification, it is necessary to obtain the collaborative vision of a black student, mother of a black child with a disability as a future teacher to contribute to the observation and planning of classes focusing on different subjectivities to aggregate a large classroom. It was used as a theoretical basis for the elaboration of activities, thoughts and theories by LANUTI (2022) when it comes to school inclusion, MWEWA (2022) and MUNANGA (2022) when dealing with aspects about diversity, identity and subjectivity, and, finally, in relation to literacy and literacy SOARES (2003). However, they were essential support to define some concepts and assist in the understanding of certain concepts when it comes to seeking means that encompass an entire classroom in order to promote equitable and inclusive education for all. KEYWORDS: Education; inclusion; identity; diversity; |
Palavras-chave: | Educação Inclusão Identidade Diversidade |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7951 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
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